quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Instituto de Criminalística e Comando de Policiamento da Polícia Militar ajustam procedimentos em local de acidente de trânsito

 


23/12/2020 - Camilla Negre/Governo do Tocantins

Com o intuito de apresentar a atual diretoria do Instituto de Criminalística, órgão vinculado à superintendência de Polícia Científica, e discutir melhorias relacionadas à segurança de profissionais envolvidos em exames periciais em locais de acidente de trânsito e a preservação adequada para atendimento de ocorrências dessa natureza, a diretora de Perícias Criminais, Georgiana Ferreira Ramos; e o assessor de Engenharia e Biossegurança do Instituto de Criminalística, Diego Santana Reis, visitaram o Comando de Policiamento da Capital, órgão de execução que coordena as ações operacionais da Polícia Militar desenvolvidas em Palmas.

O encontro se fez necessário já que a correta preservação do local de crime é de suma importância para a investigação criminal, pois além de apresentar a materialidade do delito, pode fornecer elementos relevantes para que se chegue em sua autoria. Normalmente, a Polícia Militar é a primeira a realizar a preservação do local do acidente, necessária para a atuação posterior do perito criminal que, com conhecimentos científicos, realiza exames específicos para a identificação dos vestígios presentes para reconstruir a dinâmica do acidente e levantar suas possíveis causas.

Na ocasião da visita, estiveram presentes o comandante do Policiamento da Capital, coronel Wesley Borges Costa; e o subcomandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel, Leandro Guimarães Nunes. Durante a reunião, também foram citadas a utilização do procedimento operacional padrão da Polícia Militar para isolamento de local de acidente de trânsito e a elaboração, pelo Instituto de Criminalística, de um relatório apontando as dificuldades para realização dos exames periciais em locais de acidente.

Benefício à sociedade

O Instituto de Criminalística realiza, em média, 1.500 exames periciais em local de acidente de trânsito por semestre. Essa troca de informações e ajustes de protocolo entre Polícia Militar e Instituto de Criminalística, de acordo com a diretora de Perícias Criminais, Georgiana Ramos, traz muitos benefícios para a instituição, mas principalmente para a população com um correto atendimento de local. “Os gestores puderam conhecer a realidade das instituições envolvidas nesse tipo de ocorrência. Buscamos alinhar os procedimentos, com o objetivo de oferecer melhorias no atendimento aos nossos usuários”, destacou a diretora, ao afirmar que a produtividade das investigações é resultado do trabalho investigativo, cujo ponto crucial é a preservação do local do crime.

Segundo o assessor de Engenharia e Biossegurança do Instituto de Criminalística, Diego Santana Reis, os locais periciados são ambientes laborais, naturalmente periculosos devido ao fluxo de veículos e do risco de outros impactos e acidentes. Por isso, exigem a adoção de medidas criteriosas em relação à segurança do trabalho. “A perícia em acidentes de trânsito torna-se mais efetiva com o apoio técnico da PM durante o tempo de exercício, cuja a atenção do perito está completamente focada na busca de vestígios”, informou.

Para o comandante de Policiamento da Capital, coronel Wesley Borges Costa, a PM busca soluções diárias para ofertar melhores serviços à população. Para isso, conta com o empenho de todos os policiais. “Estamos empenhados em garantir um atendimento de qualidade para toda a sociedade e não estamos medindo esforços para alcançarmos esse objetivo”, pontuou.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate


Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário