sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Alegria no hospital do Guará com musicoterapia

 


Apresentações são semanais em uma das áreas de convivência da unidade

Entre os benefícios terapêuticos da utilização da música em ambientes hospitalares estão a melhora do humor, da concentração e do raciocínio lógico; aumento da disposição e consequentemente redução da ansiedade | Foto: divulgação

O Hospital Regional do Guará (HRGu) tem uma novidade para auxiliar na recuperação dos pacientes: o projeto musicoterapia, que leva o canto e a música instrumental, durante 15 minutos, para os internados na clínica médica. Entre os benefícios estão o alívio de dores de cabeça, melhora do humor, concentração e aumento da capacidade respiratória, por exemplo.

O projeto foi idealizado após uma apresentação musical no HRGu durante o Setembro Amarelo – mês voltado para atividades relacionadas à saúde mental. “Em setembro tivemos várias apresentações musicais e notamos melhora significativa do clima organizacional”, destaca a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa.

À frente do projeto estão a fisioterapeuta Polyana Guimarães e a assessora Valdenice Oliveira. Elas organizam as apresentações musicais nos turnos em que estão de plantão e contam com voluntários músicos e instrumentistas da comunidade local. “O principal benefício é trazer momentos de reflexão e de relaxamento com impacto positivo no atendimento ao usuário”, resume a superintendente.

Benefícios

Entre os benefícios terapêuticos da utilização da música em ambientes hospitalares estão a melhora do humor, da concentração e do raciocínio lógico; aumento da disposição e consequentemente redução da ansiedade, do estresse e da depressão; promoção do alívio de dores de cabeça; aumento da capacidade respiratória; melhora dos distúrbios de comportamento e auxílio em doenças mentais; influência no controle da pressão arterial; ajuda no suporte das dores crônicas e na tolerância do tratamento contra o câncer.

As apresentações foram iniciadas no final do mês de outubro e acontecem mensalmente no Espaço Zen e no jardim de inverno da clínica médica do hospital.

*Com informações da Secretaria de Saúde
Agência Brasília 

Nenhum comentário:

Postar um comentário