sábado, 10 de outubro de 2020

Programação do prêmio Selo "Quem Educa, Faz!" conta com palestras sobre o papel do professor na sociedade

 


09/10/2020 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

A premiação do Selo Quem Educa, Faz! ocorrerá dentro da programação do seminário Profissão Professor: papel essencial para mudar o mundo, que ocorrerá do dia 13 ao dia 14 de outubro. Durante os dois dias do evento, serão proferidas quatro palestras sobre diferentes aspectos do papel do professor na sociedade.

A programação será aberta às 9h30 da terça-feira, 13, pela titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar. Na sequência, ocorrerá a primeira palestra do evento Transformando professores em grandes líderes, que será ministrada por Rossandro Klinjey.

Na palestra, Rossandro Klinjey, que é escritor, psicólogo clínico, mestre em saúde coletiva e um fenômeno nas redes sociais, apresentará um novo enfoque sobre a liderança, desenvolvendo nos educadores três imperativos dos grandes líderes: propósito, talento e confiança.

Ainda no dia 13, às 14 horas, Thereza Barreto conduzirá a palestra Professor gestor – o novo papel do professor, que entre outros pontos abordará os diferentes papéis que o professor precisa desempenhar no cotidiano da sua profissão, destacando competências direcionadas para as relações humanas e os processos internos da escola, voltados ao ensino, resultados da aprendizagem e ao ambiente externo da escola.

Thereza Barreto é diretora pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), professora, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com foco em gestão e política educacional, prática pedagógica e currículo. Nos últimos 17 anos, ela vem desenvolvendo atividades em gestão educacional e pedagógica do ICE.

O segundo dia de evento, quarta-feira, 14, será aberto, às 9 horas, com a palestra A profissão do professor na sociedade contemporânea, ministrada por Mafoane Odara, psicóloga e mestre em Psicologia do Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo. Ela também é gerente do Instituto Avon e lidera as iniciativas de enfrentamento às violências contra mulheres e meninas.

Em sua palestra, Mafoane Odara fará uma análise do momento atual, apresentando os efeitos que a pandemia trouxe em relação à profissão do professor, à visibilidade e valorização enquanto profissional essencial para um bom funcionamento da sociedade na qual está incluído.

Ainda no período da manhã, do segundo dia de atividades, Ana Penido trará a palestra O potencial transformador de um professor: como superar seus obstáculos interiores, em que traz reflexões sobre a identidade do professor contemporâneo, seu papel, seus desafios e seu poder frente a uma sociedade em transformação. Ela também irá apresentar uma análise das atitudes e ações dos educadores diante dos desafios e das competências que precisam ser desenvolvidas.

Ana Penido se define como jornalista por formação, educadora por trajetória e vocação e idealista por compulsão. Graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA, participou do programa de desenvolvimento de lideranças sociais da Universidade de Harvard e da formação em direitos humanos da Universidade Columbia (Nova York).

A partir das 14 horas, iniciará a premiação do Selo Quem Educa, Faz!, que visa reconhecer o mérito de educadores pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação básica, por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas e de apoio às práticas bem-sucedidas.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate


Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário