sábado, 10 de outubro de 2020

Governo do Tocantins disponibiliza assessoria on-line para rede de atenção primária dos municípios

 


09/10/2020 - Erlene Miranda/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) e da Diretoria de Atenção Primária (DAP), implementou uma série de iniciativas para assessorar os municípios no enfrentamento à Covid-19. Uma das ações desenvolvidas é a instituição de Grupos de Trabalho (GTs) com equipe técnica disponibilizando assessoria às secretarias municipais de saúde via telefone, WhatsApp, e-mail e reuniões on-line.

O público-alvo é composto prioritariamente, por gestores municipais de saúde, coordenadores de atenção primária à saúde e coordenadores de vigilância em saúde, não excluindo a participação de outros profissionais integrantes das equipes de atenção primária dos municípios. Os temas abordados são colhidos entre os participantes e voltados para o enfrentamento à pandemia pela Covid-19, bem como outras temáticas inerentes aos processos de trabalho das equipes de saúde.

Para a diretora de Atenção Primária da SES, Laudecy Alves do Carmo Soares, “os encontros são momentos ricos que possibilitam a comunicação e troca, entre a equipe da gestão estadual e os municípios. Essa é a oportunidade de fortalecer cada vez mais as ações da atenção primária à saúde, que é a principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde, e consequentemente o trabalho articulado entre os diversos pontos de atenção que integram a Rede de Atenção à Saúde”, afirma.

Nesta sexta-feira, 9, ocorrerá a 8ª reunião de assessoria técnica regionalizada com os municípios que integram a Região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia. O encontro virtual será realizado às 14 horas.

Reuniões

Em função do retorno das reuniões das Comissões Intergestores Regionais (CIRs) e a fim de não haver sobrecarga de atividades para os municípios e técnicos da SES, houve a necessidade de alterar a periodicidade da realização das reuniões de assessoria, passando de quinzenal para mensal.

Além disso, a equipe técnica da DAP está realizando encontros individualizados para assessorar os municípios prioritários, no enfrentamento à pandemia pela Covid-19. Foram usados como critérios de priorização dos municípios: casos acumulados, números de óbitos, letalidade, mortalidade, porte populacional e razão de crescimento de casos.

Outra estratégia de educação permanente em saúde, para gestores e profissionais de saúde dos municípios, é a dos encontros estaduais (webconferências). Até o momento, já foram realizadas 18 webconferências, com aproximadamente 2.200 pessoas. Os encontros foram gravados e aqueles que não conseguiram participar ao vivo podem assistir a qualquer momento, por meio do link https://www.youtube.com/channel/UC-noeYEPkk1THwvtmspTUeQ. Ressalta-se ainda que a diretoria encontra-se em processo de planejamento de uma nova etapa de webconferências, a partir da segunda enquete on-line que foi realizada.

Capacitações

Até o momento, já foram realizadas sete reuniões em cada região de saúde, sendo que as regiões Bico do Papagaio e Capim Dourado receberam oito reuniões. Com um total de 58 encontros de assessoria técnica regionalizada, os 139 municípios do Estado foram contemplados.

Nos encontros, foram abordados os seguintes temas: enfrentamento à Covid-19 pela Atenção Primária à Saúde (APS); notificação e monitoramento dos casos da Covid-19 pela APS; planos de Contingências de enfrentamento à pandemia pela Covid-19 municipais; fluxos de regulação dos leitos clínicos e de UTI; implantação do Guia Orientador para o enfrentamento à pandemia pela Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde, instrumento elaborado pelo Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems); teleatendimento na APS e Manejo Clínico da Covid-19; manejo clínico do recém-nascido no período da pandemia; como evitar a contaminação dos servidores da UBS e estratégia para alcançar as metas de vacinação; avaliação do cenário epidemiológico das regiões de saúde; testagens (RT-PCR e Teste Rápido) dos casos suspeitos de Covid-19; estudo de caso clínico – resgate de orientações para o manejo clínico de pacientes; experiências dos municípios no enfrentamento à pandemia entre outros.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate


Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário