sábado, 19 de setembro de 2020

Forças Armadas e Defesa Civil são parceiros do Naturatins para auxiliar no combate a incêndios florestais no Jalapão

 


18/09/2020 - Tânia Caldas/Governo do Tocantins

Nesta sexta-feira, 18, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque, acompanhado de componentes do Exército Brasileiro e Defesa Civil Estadual fizeram o reconhecimento de áreas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, para uma possível atuação do exército juntamente com os brigadistas do Naturatins, caso seja necessário combater o fogo.

Ainda na manhã desta sexta-feira, na sede do Parque Estadual do Jalapão, aconteceu reunião de planejamento com a participação do gestor do PEJ, Reinaldo Tavares de Sousa e da supervisora da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, com os integrantes da força de segurança.

Representando a Prefeitura de Mateiros, também participaram do encontro, o secretário de Governo e Assuntos Estratégicos, Wagner Vieira Marques e o secretário de Meio Ambiente e Turismo Heberson Wagner Dias Martins (Mano). Ainda esteve presente o gerente das Unidades de Conservação - Parques Estaduais e Monumento Natural, do Naturatins, Gilberto Iris Souza de Oliveira.

Atualmente os focos de calor estão sob controle em ambas às unidades que são de responsabilidade do Naturatins. O Parque do Jalapão está na categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral e a APA do Jalapão é considerada Área de Proteção Sustentável.

“No momento os focos de calor estão controlados tanto no Parque Estadual do Jalapão, como na APA do Jalapão. Nossos brigadistas juntamente com os guarda-parques estão apostos para monitorar, proteger, preservar e combater os focos de calor da região, conhecida nacional e internacionalmente como um dos principais atrativos turísticos do Estado”, afirmou Sebastião Albuquerque.

O presidente do Naturatins complementou que, o controle e combate aos incêndios florestais na região do Jalapão ocorrem diuturnamente, com ações dos brigadistas, guarda-parques do Naturatins, além de brigadas dos municípios de Mateiros e São Félix.

Em decorrência do rico ecossistema, a região possui comprovada fragilidade, e no período de estiagem ocorrem queimadas irregulares. A visita das Forças Armadas e da Defesa Civil teve a finalidade de, caso seja necessário, estes órgãos de segurança irão agir rapidamente para evitar a propagação das chamas na região.

Cachoeiras

O Parque é composto por dunas de areia dourada, belezas cênicas, fervedouros, cachoeiras, corredeiras além de atraente flora, a exemplo do capim-dourado (Syngonanthus nitens), matéria-prima de diversificado artesanato confeccionado pelas comunidades tradicionais do lugar, além da fauna, com destaque para o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), que está em risco de extinção.

Recentemente o Naturatins compilou as informações da primeira etapa de monitoramento do período reprodutivo da espécie Pato-Mergulhão, de nome científico (Mergus octosetaceus), espécie existente no Jalapão e em ameaça de extinção.

A ação faz parte das ações integradas do Comitê Estadual de Combate a Incêndios e Controle de Queimadas (Comitê do Fogo), responsável por promover políticas de prevenção, fiscalização e enfrentamento aos incêndios florestais no Estado.

As medidas de segurança do Exército Brasileiro contra as queimadas ilegais e incêndios florestais para o Tocantins foi solicitada pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, oportunidade que solicitou a disponibilização das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), na região da Amazônia Legal e, em especial, no território tocantinense. A autorização foi publicada na edição do último dia 20 de agosto no Diário Oficial da União (DOU).

 

Edição: Lenna Borges


Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário