domingo, 30 de agosto de 2020

Seminário da Educação supera expectativas e tem mais de 60 mil acessos nas transmissões

 


28/08/2020 - Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

A repercussão do seminário Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), superou as expectativas da organização. A ação voltada para educadores e estudantes contou com mais de dez mil inscrições envolvendo pessoas dos 139 municípios tocantinenses e de outros estados. A transmissão da primeira live, realizada no dia 26 de agosto, já soma mais de 22 mil visualizações, no canal do YouTube TV Seduc Tocantins.

Com a participação de profissionais da educação de renome nacional, o seminário oportunizou discussões relacionadas às demandas educacionais durante e pós-pandemia. No primeiro dia, quarta-feira, 26, a principal temática foi: Avaliação de larga escala (Enem e Saeb): perspectivas e desafios durante e após pandemia, conduzida pela ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, com mediação do secretário Executivo da Seduc, Robson Vila Nova.

Já no segundo dia, quinta-feira, 27, foram realizadas palestras com as seguintes temáticas: A avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas nos sistemas de ensino; Indicadores educacionais como instrumento de avaliação e adequação do planejamento escolar e Habilidades socioemocionais e o retorno às aulas.

As transmissões dos dois dias já contam com mais de 60 mil visualizações. "A grande quantidade de acessos mostra que a realização do seminário atendeu à demanda e às expectativas dos nossos profissionais. Foram dois dias repletos de aprendizado, troca de experiências e discussão coletiva de novos meios de desenvolver ações educacionais eficazes mesmo durante a pandemia. Além de proporcionar reflexão sobre o futuro da Educação, pautado na saúde e no bem-estar da comunidade”, comemora a titular da Seduc, professora Adriana Aguiar.

Cuidado e saúde emocional

Um dos pontos sempre levantados nas lives foram nas ações e projetos que valorizam tanto o bem-estar dos estudantes quanto dos profissionais da Educação. Na live sobre Habilidades socioemocionais e o retorno às aulas, por exemplo, Tatiana Filgueiras, do Instituto Ayrton Senna, citou ações que integram e contemplam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no estímulo ao autoconhecimento, como o Programa Volta ao Novo, que a Seduc aderiu em julho.

Além disso, o Programa Olhar Atento, parceria entre a Seduc e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), também foi exemplificado como ação de valorização da saúde emocional dos professores e estudantes como método preparatório para o retorno das atividades escolares.

Pedagoga do currículo da Diretoria Regional de Educação de Gurupi, Alaíde Santiago destacou que o seminário proporcionou reconhecimento do trabalho dos educadores tocantinenses. “Eu senti uma valorização, por conta do conteúdo, da forma como os debates foram conduzidos e pela sintonia e interação que tivemos com os palestrantes. A sensação que fica é de retomada, porque foi enfatizada a interligação da Base Nacional Comum Curricular com políticas públicas traduzidas em práticas docentes”, frisou.

A professora do ensino fundamental no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemos Gildenice Ferreira, descreveu como o seminário favoreceu o trabalho educacional que desenvolve. “Após o seminário, refleti que todo o conjunto de palestras e conversas contribui para a prática pedagógica, no sentido de atribuir um novo modelo educacional, não só no sentido conteudístico, mas que tem foco nas áreas socioemocionais, fortalecendo a educação humanizada do nosso estado”, finalizou.

Todas as lives estão disponíveis para acesso no canal do YouTube TV Seduc Tocantins.

 

Edição: Lenna Borges


Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário