terça-feira, 18 de agosto de 2020

Projeto Bombeiros da Vida incentiva aleitamento materno

 


Iniciativa contribui para a doação de leite materno e de recipientes para o armazenamento do leite no Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia

17/08/2020 12h58 - Atualizada em 17/08/2020 14h42
Por Giovanna Abreu (SECOM)

Wendy Picanço se cadastrou no Projeto Bombeiros da Vida em 2018, e retomou a doação com o nascimento do seu segundo bebêFoto: Bruno Cecim / Ag.ParáUm ato de empatia e amor. É dessa forma que a doadora do Projeto Bombeiros da Vida, Wendy Picanço, identifica as doações para o Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa de Misericórdia. “Me coloco no lugar de outras mães que possuem alguma dificuldade, estão com os bebês internados e não podem amamentar. Sei como é satisfatório poder nutrir os nossos filhos. É muito gratificante participar dessa rede de apoio e poder salvar vidas, mesmo sem conhecer quem vai receber a doação”.

A doadora Wendy Picanço se cadastrou no Projeto Bombeiros da Vida em 2018, após o nascimento da sua primeira filha e, atualmente, com o nascimento segundo filho, ela retomou as doações de leite materno.

O Projeto é parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Fundação Santa Casa de Misericórdia para atender o Banco de Leite da Fundação. O trabalho integrado completou 18 anos no início deste ano e é fundamental para salvar a vida de bebês internados na UTI Neonatal da unidade. 

Há 18 anos, a parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Fundação Santa Casa salvar a vida de bebês na UTI NeonatalFoto: Bruno Cecim / Ag.ParáCoordenadora do Projeto Bombeiros da Vida, Cabo Carlena Figueiredo explica que “o leite materno é o alimento mais saudável, rico em proteínas e minerais, para garantir a adequada nutrição do bebê, por isso, é recomendado, se possível, que o alimento seja exclusivo durante os seis primeiros meses de vida. Com o leite materno, diminuímos os riscos da criança desenvolver alergias, doenças infecto contagiosas, infecto respiratórias”.

A Lei Federal nº 13.435, de 12 de abril de 2017, instituiu agosto como o mês de incentivo, proteção e apoio ao aleitamento materno. O mês, inclusive, passou a chamar Agosto Dourado porque o leite materno é o alimento de ouro para a saúde do bebê, como definiu a Organização Mundial de Saúde, devido aos nutrientes e ação imunológica.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, por meio do Projeto Bombeiros da Vida, incentiva, permanentemente, tanto a doação de leite materno quanto a arrecadação de frascos de vidros utilizados no armazenamento do conteúdo.

Neste agosto de 2020, a campanha alusiva à Semana Mundial do Aleitamento Materno traz o tema “Apoiar o Aleitamento Materno para um Mundo mais Sustentável”.

“Qualquer pessoa pode participar do Projeto. O nosso trabalho inclui as mães que fazem as doações do leite humano, mas também qualquer outra pessoa que possa fazer as doações de frascos para o armazenamento desse conteúdo. Um complementa o outro. Nosso projeto não existe sem os nossos doadores”, afirma a Cabo Carlena Figueiredo.  

Vidros como os de café soluvel são ideais para armazenar o leiteFoto: Bruno Cecim / Ag.ParáEla chama a atenção para os tipos de recipientes ideais para o acondicionamento do leite, por evitar contaminações e conservar os nutrientes. “Nós pedimos a doação de qualquer tipo de frasco de vidro com a tampa de plástico rosqueável, de preferência os recipientes de café solúvel ou maionese, de 150 a 300 ml, que muitas vezes acabam no lixo”.

O serviço de coleta domiciliar pode ser acionado, a partir da doação de cinco unidades de armazenamento. A doação desses materiais, ressaltou a coordenadora do projeto, também é um incentivo à reciclagem.

"Esses vidros passam por um processamento de qualidade para verificar a resistência e, também, são esterilizados. As doações são essenciais para as nossas ações”, frisou Carlena.

Em julho, passado, o Projeto Bombeiros da Vida coletou 172 litros de leite humano e recebeu 200 frascos de vidros, o que, em média, auxilia na alimentação de 200 a 230 crianças internadas.Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará 

As equipes do Projeto realizam visitas semanalmente às doadoras de leite, onde entregam um kit já identificado com os materiais utilizados na coleta.

“Não tive dificuldade nenhuma com o atendimento, sempre atenciosos, os profissionais do Projeto vêm em casa buscar os frascos cheios (de leite materno) e já deixam os kits para a próxima semana. Sempre me dão orientações de armazenamento e informativos”, comentou a doadora Wendy Picanço.

SERVIÇO

O cadastro das mães doadoras de leite pode ser feito através do site da corporação, por meio do ícone “Cadastro de doadores”. (clique aqui). 

Para mais informações e agendamento da coleta domiciliar, os doadores de recipientes de armazenamento podem ligar para os números: (91) 4009-0375 e 4009-2212.

A doação dos frascos também podem ser feitas presencialmente nos seguintes quartéis do Corpo de Bombeiros: 

*BELÉM

- Quartel do Comando Geral do CBMPA, Av. Júlio César, 3000 – Val-de-Cans. 

- 1º GBM, Tv. Padre Eutiquio, N° 2806, Cremação. 

- 21º GBM, Rua João Diogo, N°236, Cidade Velha. 

- 26º GBM, Rua 8 de Maio,S/N° Antiga Frimapa. 

*MOSQUEIRO

- 20º GBM, Av. Beira Mar, S/N°, Prainha. 

*ANANINDEUA

- 3º GBM, Conj. Cidade Nova VI, Av.SN 24.

*MARITUBA 

- 25º GBM, Rod. BR316, Km13, S/N°. 

*CASTANHAL

- 2º GBM, Tv. Floriano Peixoto, N°1716, Pirapora.

agência pará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário