Status das obras foi apresentado por representantes da Seac ao governador Helder Barbalho
01/07/2020 17h54 - Atualizada em 01/07/2020 18h13
Por Paulo Garcia (SEAC)
Por Paulo Garcia (SEAC)

As Usinas da Paz fazem parte do programa Estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pela Seac, em rede com 34 secretarias e órgãos de governo, e irão beneficiar moradores da Região Metropolitana de Belém e do sudeste paraense, sendo cinco na capital (nos bairros do Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas e Terra Firme), uma em Ananindeua (no Icuí-Guajará), uma em Marituba (Nova União), uma em Parauapebas, uma em Marabá e outra em Canaã dos Carajás.
“Apresentamos ao governador resultados parciais do processo de construção das Usinas. Em que pese estarmos passando por um período crítico de pandemia, as obras seguiram o fluxo mantendo todos os protocolos de segurança e não pararam. Conseguimos avançar na primeira etapa que consiste na topografia, sondagem do terreno e terraplenagem e agora estamos nos preparando para a segunda etapa que é a construção das estruturas” - Ricardo Balestreri, secretário estratégico de Articulação da Cidadania.

“As Usinas da Paz serão um grande instrumento para que a gente possa contribuir na redução da violência nos bairros, serão espaços onde a população poderá ser acolhida, ter lazer, atendimento de saúde. É um dos mais importantes marcos do governo do Estado para alcançar a paz social que buscamos”, ponderou o coronel Marcos Lopes, diretor das Usinas da Paz.

As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.
Além de democratizarem o acesso ao esporte, lazer e à produção cultural, essas atividades concretizarão a convivência comunitária e propiciarão a prestação de serviços pelas secretarias estaduais e órgãos governamentais envolvidos no TerPaz.
agência pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário