quinta-feira, 30 de julho de 2020

Com umidade do ar abaixo de 30%, DF entra em estado de atenção

TEMPO
O estado de atenção foi decretado pois umidade relativa do ar está abaixo de 30% há cinco dias consecutivos no Distrito Federal

A Defesa Civil do Distrito Federal declarou estado de atenção nesta quinta-feira (30) em função da baixa umidade relativa do ar, que se mantém abaixo dos 30% há cinco dias. A mínima de hoje foi 20%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


A orientação do órgão é que as pessoas se mantenham hidratadas durante o período de seca no Distrito Federal. Caso a seca se intensifique, os próximos passos são estados de alerta e de emergência.

Caso a umidade relativa do ar fique entre 12% e 20% por três dias consecutivos, é declarado estado de alerta.

Em caso de dois dias seguidos com umidade relativa do ar abaixo de 12%, torna-se estado de emergência.
 
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada com crianças e idosos, mais suscetíveis a possíveis problemas no período de seca. "A gente recomenda os seguintes cuidados: bastante hidratação, evitar exercícios físicos entre as 10h e 16h, o uso de protetor solar a qualquer momento fora de casa e, durante a pandemia, a troca da máscara de duas em duas horas", explica o subsecretário da Defesa Civil, coronel Alan Alexandre Araújo.

De acordo com ele, a expectativa é que a seca se intensifique no DF nos próximos meses, uma vez que agosto e setembro são, historicamente, os meses de menor umidade no Distrito Federal.
 

Orientações para cuidar da saúde

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
  • Consumir água à vontade; 
  • Uso de protetor solar em todos os horários do dia;
  • Trocar de máscara de proteção de duas em duas horas.
Fonte: Agência Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário