26/07/2020 09h57 - Atualizada em 26/07/2020 11h07
Por Leandro Barreto (CBM)
Por Leandro Barreto (CBM)

A Barreira de Santa Maria, nordeste do Pará, é um exemplo disso, há guarnições a postos para o atendimento rápido de possíveis ocorrências na estrada com equipes especializadas no salvamento terrestre e atendimento pré-hospitalar.
De acordo com o Sargento BM Sales, “com o aumento do tráfego ao longo da rodovia, decorrente das liberações dos balneários, o número de ocorrências aumentou, mas tudo dentro do previsto para a Operação”.

A agente da PRF, Pazoline, salienta que a parceria é realizada desde o recebimento das ocorrências até o atendimento especializado, quando vítimas de acidentes de trânsito são encontradas presas nas ferragens. "A união entre as forças resulta em um trabalho mais completo e com mais excelência, gerando proteção para o usuário da estrada, principalmente em temporada de férias", enfatizou a agente.
As guarnições também realizam treinamentos específicos ao longo das prevenções para que haja a prática e testes dos equipamentos, como o uso de escadas especiais utilizadas nas ocorrências, inclusive com descida de rapel simulando retiradas de vítimas em áreas de descidas ou barrancos.
Salinópolis - No sábado (25), a prevenção se intensificou no município de Salinópolis, em razão do aumento do fluxo de banhistas na região. As guarnições que atuam na localidade receberam reforço do Centro de Manutenções do CBMPA (CEMAN), no apoio aos veículos e equipamentos do Corpo de Bombeiros. Também foram registrados acidentes com animais marinhos e atendimento à crianças perdidas de seus responsáveis, ocorrências muito comuns nas praias.
A Defesa Civil Estadual, do mesmo modo está desenvolvendo ações de mapeamento da capacidade do município, contatos estratégicos, ações de respostas em casos de desastres. Assim como ações preventivas com foco nos idosos e crianças, divulgando ações preventivas em possíveis desastres no município.
Marapanim - Uma das novidades deste verão na região é a praia do Bora, uma faixa de areia próxima a praia de Marudá, que se formou recentemente e está recebendo a prevenção por guarda-vidas do 2º GBM/Castanhal pela primeira vez. O acesso se dá por meio de embarcações que chegam à praia em pouco tempo e os bombeiros instalaram uma sinalização para as mesmas a fim de evitar acidentes.

Os banhistas que frequentam a praia aproveitam o banho com mais tranquilidade com as atividades de prevenção dos guarda-vidas, como conta a senhora Adna Souza, professora no município. “Sinto mais segurança em trazer as crianças, eles já nos orientaram sobre os cuidados principalmente com elas e por ser um lugar novo acho muito importante essa prevenção”, disse a professora.
Já na Iha de Algodoal, que mesmo pertencendo ao município de Maracanã, também conta o apoio do efetivo do 2ºGBM/Castanhal, a prevenção é feita por guarda-vidas distribuídos na praia da Princesa onde são frequentes os acidentes com animais marinhos devido a proximidade com o mar aberto. Conforme a Aspirante BM Naila, comandante da prevenção em Algodoal, "especialmente em Algodoal, na praia da Lua Cheia, o foco é dar as orientações, por se tratar de um fluxo menor de banhistas, ao contrário da praia da Princesa, que tem um canal que torna um local perigoso sem a orientação dos guarda-vidas, que orientam o público".

agência pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário