METEOROLOGIA
Capital termina o mês com nível de chuvas 76,2% abaixo do esperado, aponta o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de SP.
Por G1 SP — São Paulo
Capital termina o mês com nível de chuvas 76,2% abaixo do esperado, aponta o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de SP.
Por G1 SP — São Paulo
![]() |
FOTO: VIAGEM E TURISMO ABRIL |
A cidade de São Paulo encerrou o mês de março com o volume de chuvas abaixo do esperado, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo. De acordo com o CGE, a capital registrou 13,9 mm de precipitação, o que representa apenas 23,8% da média de 58,3 mm que era esperada para o período.
O dia 6 de maio foi o mais chuvoso de todo o mês, com uma média de 7,4 mm, o que representa 53,2% da quantidade total de chuvas registrada ao longo do mês, afirma o órgão.
Com a baixa quantidade de chuvas, este já pode ser considerado o 4º maio menos chuvoso desde 1995, quando o CGE passou a analisar os dados pluviométricos da capital paulista. Nestes 25 anos de funcionamento, o órgão apontou o mês de maio mais seco como sendo o do ano 2000, quando a quantidade de precipitação registrada foi de 8,6 mm.
Além de seco, maio de 2020 também foi marcado pela passagem de quatro frentes frias na cidade de São Paulo. Esses fatores, juntos, proporcionaram noites de céu "limpo" na capital, o que fez com que o calor dos raios solares, acumulado ao longo do dia, pudesse retornar a atmosfera, diminuindo ainda mais a temperatura da cidade.
"O ar seco e frio de retaguarda propiciou noites de céu claro que colaboraram para a rápida perda radiativa da superfície, e consequentemente a queda da temperatura", explica Thomaz Garcia, meteorologista do CGE.
FONTE: G1 SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário