segunda-feira, 25 de maio de 2020

Putin volta ao Kremlin; Rússia estuda relaxar isolamento em algumas regiões

MUNDO
Durante semanas, Putin foi filmado em sua residência a oeste de Moscou comandando reuniões de governo por videoconferência em uma sala que críticos chamam de 'o abrigo'.

Vladimir Putin durante conferência por distância com gabinete, em 21 de maio de 2020 — Foto: Aleksey Nikolskyi/Sputnik/Kremlin/Via Reuters
O presidente da RússiaVladimir Putin, fez uma aparição rara no Kremlin durante o isolamento nesta segunda-feira (25) depois que autoridades disseram que melhorias na situação relativa ao coronavírus podem permitir que a Rússia reabra algumas estâncias turísticas e relaxe as restrições em algumas regiões.
A Rússia, que relatou o terceiro maior número de casos de coronavírus do mundo, confirmou 8.946 infecções novas nesta segunda-feira, o que elevou a cifra nacional a 353.427. Autoridades informaram 92 mortes novas, elevando o total a 3.633.
Incêndio em hospital para pacientes com Covid-19 mata cinco na Rússia

--:--/--:--
Incêndio em hospital para pacientes com Covid-19 mata cinco na Rússia
Moscou, a região mais afetada do país, está entrando na nona semana de isolamento. Seu prefeito, Sergei Sobyanin, disse que é cedo demais para suspender as restrições, mas permitiu que os cartórios abram na capital a partir desta segunda-feira.
As fronteiras russas continuam fechadas, assim como escolas e a maior parte do comércio não essencial, mas o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, exortou seus conterrâneos nesta segunda-feira a não viajarem para o exterior durante as férias de verão.
Mishustin, que voltou a trabalhar na semana passada depois de se recuperar do coronavírus, aproveitou uma reunião de governo televisionada para dizer que as estâncias turísticas poderão reabrir totalmente quando a situação se normalizar.
"É melhor e mais seguro passar as férias em seu próprio país", disse o premiê.
Anna Popova, chefe da agência regulatória de saúde do consumidor, disse que 44 das mais de 80 regiões da Rússia estão em condição de suavizar as restrições do isolamento, o que permitiria que as pessoas fizessem caminhadas e que parte do comércio não essencial voltasse a funcionar.
Putin se encontrou pessoalmente com o chefe da estatal ferroviária russa em sua primeira aparição no Kremlin desde 9 de maio, quando a Rússia comemorou a vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Durante semanas, Putin foi filmado em sua residência a oeste de Moscou comandando reuniões de governo por videoconferência em uma sala que críticos chamam de "o abrigo".
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não respondeu de imediato quando indagado se Putin voltou a trabalhar normalmente no Kremlin.

FONTE: REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário