segunda-feira, 25 de maio de 2020

Em três dias, três médicos morrem de Covid-19 em São Gonçalo, RJ

COVID-19
Profissionais trabalhavam na linha de frente ao combate do novo coronavírus. Amigos de dois deles que atuavam em unidade de saúde do Pacheco fizeram despedida emocionada. Cremerj informa que 31 médicos morreram no RJ com a doença até o dia 23 de maio.
Em três dias, três médicos morrem de Covid-19 em São Gonçalo, RJ ...
foto: Reprodução G1

Três médicos do município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, morreram de Covid-19 nos últimos três dias. Os médicos atuavam na linha de frente de combate ao novo coronavírus na cidade.
Segundo a prefeitura, eles são os primeiros profissionais da saúde mortos pela doença no município. Dois deles trabalhavam na Unidade Municipal de Pronto Atendimento no bairro do Pacheco.
A cidade de São Gonçalo tem 92 óbitos por coronavírus, de acordo com boletim divulgado neste domingo (24) pela secretaria Estadual de Saúde. No total, o município tem 873 casos confirmados da doença.
Quem são os profissionais:
  1. Augusto Senna - atuava no recém criado Centro de Triagem, no bairro Zé Garoto e na Unidade Municipal de Pronto Atendimento, no bairro do Pacheco;
  2. Paulo Sampaio - também trabalhava na Unidade Municipal de Pronto Atendimento no Pacheco;

    Despedida emocionada de amigos

    Neste domingo (24), amigos e profissionais que trabalhavam com os médicos no bairro do Pacheco fizeram uma homenagem emocionada para os médicos Paulo Sampaio e Augusto Senna.
    Com bolas brancas e sirenes de ambulâncias ligadas ele se posicionaram em frente ao posto e aplaudiram os colegas que morreram.
    "É a nossa homenagem para os colegas queridos que trabalharam até o último dia", disse uma das participantes do vídeo divulgado pela prefeitura.
    O prefeito de São Gonçalo e médico José Luiz Nanci divulgou uma nota sobre a perda de colegas de profissão e funcionários da saúde que atuavam na linha de frente no combate ao coronavírus.
    "Lamentamos profundamente a perda de grandes profissionais da saúde e cidadãos gonçalenses para o Covid-19. Nos últimos três dias perdemos os médicos Augusto Senna, Paulo Sampaio e Eduardo Vidoso, pessoas queridas, amadas, defensores do SUS e muito humanas. Atualmente estavam atuando na linha de frente no combate ao Coronavírus: Augusto Senna no recém criado Centro de Triagem no bairro Zé Garoto e na UMPA do Pacheco; Paulo Sampaio na UMPA do Pacheco; e Eduardo Vidoso no Pronto Socorro de São Gonçalo. Rezamos e oramos por eles e por todos os demais grandes profissionais que perderam as suas vidas no combate a este vírus. É importante que todos tenham consciência do quanto este vírus é perigoso para todos nós. Respeitem o decreto de isolamento social rígido. Fiquem em casa. Usem máscara. Se protejam, E que Deus nos proteja".

    31 médicos mortos no RJ

    De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) desde o início da pandemia até a noite deste sábado (23), eram 31 médicos mortos pela Covid-19.
    A lista não tinha ainda os nomes dos profissionais que morreram em São Gonçalo, mas ela tem o cantor e compositor Aldir Blanc que também era médico e morreu de Covid-19 no início de maio.
    Veja a lista dos médicos vítimas da Covid-19 no RJ:

         Paulo Chamma
    1. Sérgio Fagundes
    2. Luiz Sérgio Herthal do Espírito Santo
    3. Astolfo Serra
    4. Claudia Nogueira Cardoso
    5. Ricardo Antonio Piacenso
    6. José Manoel de Melo Gomes
    7. João Batista Marangoni
    8. Celso de Almeida Felício
    9. Magna Sandra de Deus
    10. Justino Lage Neto
    11. Ana Maria Caldonceli Vidal Sartori
    12. Edsneider Rocha Pires de Souza
    13. Paulo Cesar Saraiva
    14. Maurício Barbosa Lima
    15. Marsel Alencar Seabra
    16. Darlan Buissa
    17. Rubens Esquenazi
    18. Maurício Naoto Saheki
    19. Aldir Blanc Mendes
    20. Gilberto Fonseca
    21. Célia Bastos Pereira
    22. Flávio Rezende Dias
    23. Carolina Barros Patrocínio
    24. Danilo David Santos Silva
    25. Thelmo Trilha Sym
    26. Victor Luiz Bom
    27. Pasquale Francisco Giglio
    28. Pedro di Marco da Cruz
    29. Luís Alberto Beleiro Barreiro
    30. Antônio Mateus Ferreira.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário