Ceilândia e Sol Nascente têm maior número de mortes por Covid-19 no DF
COVID-19 Apesar da letalidade nessas regiões, incidência da infecção é mais alta no Plano Piloto e Lago Norte. Ao todo, 68 pessoas morreram por coronavírus na capital. Rua 7 do Sol Nascente, no Distrito Federal — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Ceilândia e Sol Nascente lideram o triste ranking de mortes por Covid-19 no Distrito Federal. Até a manhã desta quarta-feira (20), as duas regiões contabilizavam 15 óbitos pela doença. No total, 68 pessoas morreram pelo agravamento da infecção pelo novo coronavírus na capital.
No boletim da Secretaria de Saúde (veja abaixo), os casos de contaminação nas duas cidades são somados. O levantamento aponta ainda que, apesar da alta letalidade, juntas, essas regiões têm 379 casos registrados, atrás do Plano Piloto, com 515 ocorrências.
Segundo a Companhia de Planejamento (Codeplan), Ceilândia e Sol Nascente têm 456,1 mil habitantes e renda per capita de R$ 720,49.
Já no Plano Piloto e no Lago Norte – consideradas áreas nobres e com alta incidência do coronavírus – a população é bem menor, com 216,5 mil e 34,5 mil moradores respectivamente. Nessas localidades, a renda média é de R$ 4,5 mil.
"A proporção de moradores do DF que viajam para o exterior é enorme. E nas regiões onde a renda da população é maior, existe mais casos importados da doença", afirma o médico.
Para Urbaéz, o cenário também influencia o resultado dos registros. "Nas regiões de baixa renda há questões da estrutura da casa em isolamento, que pode não ser adequada. Eles [os moradores] não conseguem ficar sem trabalhar. A propagação, neste caso, é mais expressiva", explica.
Mortes por região
Entre as mortes registradas no DF, o grupo de média-baixa renda lidera o ranking. Entre 11 de abril e 19 de maio foram 34 óbitos:
Ceilândia (inclui Sol Nascente): 15 mortes
Samambaia: 7 mortes
Riacho Fundo I: 3 mortes
Santa Maria: 4 mortes
Planaltina: 4 morte
São Sebastião: 1 morte
Veja total de óbitos por região no DF — Foto: SES/Reprodução
No grupo de renda média-alta foram 21 mortes no mesmo período:
Águas Claras: 7 mortes
Guará: 6 mortes
Gama: 4 mortes
Taguatinga: 3 mortes
Núcleo Bandeirante: 1 morte
De acordo com a Secretaria de Saúde, o DF registra 4,3 mil casos do novo coronavírus. Na proporção por 100 mil habitantes, a incidência da doença
Nenhum comentário:
Postar um comentário