sexta-feira, 17 de abril de 2020

Governo do Tocantins inclui a saúde indígena no Plano de Contingência do novo Coronavírus



16/04/2020 - Luciana Barros/Governo do Tocantins
Em tempos de pandemia, indígenas são considerados especialmente vulneráveis. Sabendo disso, o Tocantins foi um dos primeiros Estados da Federação a inserir a saúde indígena no Plano de Contingência do novo Coronavírus. O plano construído pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) trata-se de medidas de prevenção e controle para a assistência ao paciente com suspeita ou confirmação da Covid-19.
Recentemente, membros da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) da SES, juntamente com representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI/TO), discutiram, em webconferência, assuntos voltados à assistência à saúde da população indígena tocantinense, além de ações para evitar a propagação do vírus nas aldeias.
"Aliamos o Plano Estadual de Contingência para o novo Coronavírus com o Plano de Contingência do DSEI/TO. Com isso, garantimos a inclusão da população indígena no acesso à saúde, em todos os níveis de atenção, nos possíveis casos de infecção pela Covid-19", destaca a titular da SPAS, Juliana Veloso.
O coordenador do DSEI/TO, Sebastião de Gois Barros, ressalta a vulnerabilidade da população indígena. "Os povos indígenas têm vulnerabilidade epidemiológica, biológica em especial a viroses e infecções respiratórias. As epidemias e os elevados índices de mortalidade pelas doenças transmissíveis contribuíram de forma significativa na redução do número de indígenas que vivem no território brasileiro, estimadas em cerca de 5 milhões de pessoas no início do século XVI, e no extermínio de povos inteiros. As doenças do aparelho respiratório ainda continuam sendo a principal causa de mortalidade infantil na população indígena", declara.
Dados
Conforme dados do DSEI, atualmente, o Tocantins possui uma população de 12.573 indígenas, vivendo em 205 aldeias, representados por 12 grupos étnicos.

Edição: Lenna Borges
Revisão: Marynne Juliate

Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário