EDUCAÇÃO
Desde que as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas pelo Decreto Municipal nº 95.955, para evitar a proliferação do novo Coronavírus, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) tem incentivado a rotina de estudos dos alunos, em casa, com a distribuição periódica de kits pedagógicos para os mais de 72 mil estudantes das 203 unidades de ensino.
Os alunos dos Ciclos I e II, que corresponde do 1º ao 5º ano, estão recebendo quinzenalmente atividades impressas para estudarem em casa junto com os pais. As tarefas deverão ser devolvidas aos professores no retorno às aulas. Os kits pedagógicos impressos são desenvolvidos pelo Núcleo de Informática Educativa (Nied) e pelo Centro de Formação de Professores (CFP), vinculados à Semec. Além do suporte aos professores, o Nied e CFP também acompanha o desenvolvimento dessas atividades remotas desde o início do distanciamento social.
A dona de casa Marlene Barros, mãe da Victória karoliny Barros, 6 anos, conta que todos os dias reserva um horário para ajudar a filha nas atividades da escola. A pequena Victória é estudante do 1º ano da Escola Municipal de Educação Fundamental Honorato Filgueiras, no bairro do Jurunas.
“As professoras estão sendo muito atenciosas. Elas orientam pelo Whatsapp como a gente deve ajudar os nossos filhos nas atividades. Para mim, é muito bom poder ajudar a minha filha neste momento, porque a gente não pode esperar só da escola, temos que fazer o nosso papel ensinando em casa também. Estou muito mais próxima dela", disse Marlene, que segue instruções de estudar uma disciplina por dia dentro do horário normal de aula da escola.
Online - Os alunos dos Ciclos III e IV que corresponde do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 1ª a 4ª Totalidade, contam com atividades online disponíveis no blog: https://semecbelemnasuacasa.blogspot.com/ que podem ser acessadas de qualquer computador, tablet ou celular. As atividades disponíveis no blog são desenvolvidas pelo Núcleo de Ensino Fundamental (NUENF), vinculado à Semec.
"Quando a minha avó foi receber o kit merenda, a professora entregou orientações para estudarmos em casa. Uma delas, era sobre o blog da Semec, para acessarmos as atividades, e outra era um trabalho de pesquisa. É muito bom ter uma atividade para fazer. A professora de geografia criou um grupo no whatsapp e está orientando a nossa turma", conta Joana Ferreira, 12 anos, estudante do 7º ano da escola Honorato Filgueiras. Ela ressaltou ainda que este conteúdo servirá na volta às aulas e a experiência de interagir pelo aplicativo de mensagem é uma novidade que poderia continuar, depois da pandemia.
David dos Santos Mendonça, 13 anos, é estudante do 8º ano da Escola Municipal Maria Luiza Pinto Amaral, na Sacramenta, e aprovou o blog. "A coordenadora informou a minha mãe sobre o blog. É bem fácil de acessar, não tive dificuldade nenhuma. São atividades muito parecidas com as que fazemos em sala de aula. Organizei um horário e estou fazendo as atividades todos os dias", disse o aluno que acessa pelo computador e afirma que a sua turma também gostou da novidade.
Responsáveis - Muitos pais estão acompanhando os estudos dos filhos e também parabenizam a iniciativa. "A diretora ligou e falou sobre o blog. Olhei o site para ver como estava funcionando. Achei uma boa ação da Prefeitura disponibilizar o material de estudo, o blog é de fácil acesso. Os alunos têm até um grupo de Whatsapp da escola e isso ajuda a manter os estudos para eles não ficarem acomodados neste período. Minha filha gostou muito", relatou Merian Cardoso, mãe da Letícia Secim, que estuda na escola Maria Luiza Pinto Amaral e está no 8º ano.
Texto:
Tábita Oliveira
Agência Belém
Nenhum comentário:
Postar um comentário