quinta-feira, 5 de março de 2020

UBS 2 celebra Dia Internacional da Mulher

SAÚDE DF

| Foto: Geovana Albuquerque / Secretaria de Saúde
Cerca de 250 pessoas participaram do Dia de Valorização da Mulher nesta quinta-feira (5), em evento promovido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Santa Maria. Ações de saúde, dança, artesanato e uma palestra sobre violência contra a mulher integraram a programação.
“Nós analisamos o cenário da nossa região, que tem uma população bastante vulnerável, e decidimos oferecer a palestra sobre violência. Porém, ofertando outras atividades de modo a atrair e levando a informação para a população”, conta o gerente da UBS, Victor Campos.
Pacientes e profissionais de saúde estiveram na plateia da palestra, ministrada pela juíza Gislaine Carneiro Campos Reis, coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do DF. “O sistema de saúde é uma importantíssima porta de acesso e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. É onde a pessoa pode ser acolhida, cuidada e receber o devido encaminhamento”, destacou a magistrada.
Antes da palestra, o público presente teve muito a fazer na unidade. E dona Maria Vicência Jesus, 77 anos, aproveitou muito. “Fiz minhas unhas, dancei pra caramba e agora vim aprender a fazer um modelinho de fuxico que eu não sabia. Aprendo rápido”, contou ela, que já saiu da oficina de fuxico e com um modelinho enfeitando os cabelos.
Mas o artesanato foi uma das atividades propostas. “Foi uma maneira que encontramos de mostrar a elas como aproveitar retalhos e fitas para fazer adereços e ficarem bonitas”, destacou a técnica de enfermagem da unidade, Maria Hermínia, instrutora da oficina.
| Foto: Geovana Albuquerque / Secretaria de Saúde
Na tenda montada no estacionamento da UBS também teve atendimento em saúde, com testes rápidos e odontologia. A dona de casa Claudete Gonçalves, 51 anos, passou por lá. “Aproveitei logo e ainda ganhei um kit de higiene bucal para levar para casa”, comemorou.
Para a assistente social da unidade, Alexandra Dalcol, atividades como esta ajudam a aproximar a comunidade da unidade de saúde. “Com isso a gente mostra a importância do cuidado, para que eles nos percebam como aliados na prevenção de doenças e promoção de saúde”, frisa.
A programação contou ainda com automassagem, apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, aula de ritbox e oficina culinária para ensinar como aproveitar melhor os alimentos, sem desperdício.

* Com informações da Secretaria de Saúde

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário