quarta-feira, 18 de março de 2020

Sistema de comportas é instalado na Bernardo Sayão para prevenção de alagamentos



SANEAMENTO



17/03/2020 17:49
Na manhã desta terça-feira, 17, a Prefeitura de Belém iniciou a instalação de um sistema de comportas na avenida Bernardo Sayão, perímetro entre as avenidas Perimetral e José Bonifácio, no Guamá, área conhecida como sub-bacia 4. A medida faz parte da estratégia da administração municipal para prevenir alagamentos na capital, e amenizar os impactos das fortes chuvas registradas neste mês. 
As comportas são dispositivos de controle de cheias que atuam para impedir a entrada da água do rio Guamá nos canais da Bacia da Estrada Nova. A instalação das comportas está sendo realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (sesan) e do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).
Ao todo, serão duas comportas para controlar, de forma manual, o fluxo de água durante os períodos de preamar e baixamar, combinado com o regime das chuvas. “Essas comportas não têm um sistema de motores, a abertura e o fechamento são feitos de forma manual. A estrutura de aço será encaixada onde existia um sistema de Stop log. São duas câmaras de um metro e vinte, cada, que controlam a entrada e saída de água”, explica o engenheiro do Promaben, José Benevenuto. 
Stop log são elementos de controle de engenharia hidráulica usados em comportas para ajustar o nível da água ou descarga em um rio, canal ou reservatório.
Para Nazaré Vieira, 42 anos, moradora há 20 anos do Guamá, a estrutura vai amenizar a rotina da comunidade. “A gente vive no alagamento e essa notícia de instalação das comportas nos enche de alegria, pois vivíamos com preocupação pelo fato do espaço da comporta ficar aberto, e que chegou a ser de madeira e não aguentou. Estamos aqui para acompanhar o trabalho. Ficamos gratos pela estrutura instalada”, disse a moradora.
Limpeza – Além da operação para amenizar as consequências das intensas chuvas, máquinas prosseguem o trabalho de dragagem do canal da Bernardo Sayão, iniciado no último dia 11, entre as ruas dos Tamoios e Caripunas, bairro Jurunas, na área da sub-bacia 1. 
Juntamente com a atuação das máquinas na retirada de resíduos do canal, as equipes da Sesan e do Promaben, de forma emergencial, irão reestruturar os stop logs localizados no canal, à altura da rua dos Caripunas com a avenida Bernardo Sayão. “Vamos recuperar esta estrutura que está comprometida. Vamos implantar, no canal da Caripunas, um canal de descarga e um sistema de comportas de forma definitiva”, disse a coordenadora do Promaben, Luciana Vasconcelos.
Conscientização – Em quase uma semana de trabalho, as equipes da Prefeitura de Belém identificaram uma grande quantidade de resíduos retirados de dentro do canal da Bernardo Sayão, grande parte, caroços de açaí, provenientes dos inúmeros estabelecimentos localizados naquela área. “O trabalho de desobstrução e de limpeza continuam. Tem muito entulho dentro do canal e muito caroço de açaí. Há necessidade de reforçarmos o trabalho de educação ambiental na área junto com a população, para que esse material não seja depositado às margens e dentro do canal, isso prejudica o escoamento da água, provocando os alagamentos”, complementou Luciana. 
As equipes da Sesan e Promaben estão desenvolvendo ainda, o trabalho social e mantendo visitas às comunidades do bairro Jurunas, a fim de conscientizar os moradores quanto às estruturas de madeira utilizadas para o acesso de veículos. A ideia é substituir as estivas posicionadas sobre o canal, que servem para o trânsito de carros, motos e bicicletas, por estruturas que possibilitem áreas de estacionamento, deslocamento e passeio público. 
 
Texto:

Sérgio Chêne

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um "Oi" no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário