Porto, Lisboa e Braga em alerta laranja devido à pandemia de Covid-19, anunciou o comandante nacional da Proteção Civil esta quarta-feira.

© Global Imagens

PAÍS COVID-19
AAutoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil colocou três distritos em alerta laranja devido à pandemia de Covid-19: Porto, Lisboa e Braga. Estes são os distritos onde a maior a incidência do risco e dos casos "obrigam a maior coordenação" e "atividade mais próxima", explicou o comandante nacional esta quarta-feira em conferência de imprensa.
Duarte Costa referiu que dos 18 planos distritais do continente, 10 foram ativados: Aveiro, Bragança, Coimbra, Faro, Leiria, Porto, Santarém, Vila Real e Viseu. Esta contabilidade, salvaguardou, "não é final", podendo alterar-se a "qualquer momento", consoante a necessidade.
O responsável disse também que a Proteção Civil ativou, desde logo, o plano operacional.
"Ainda antes de qualquer medida de mitigação, activamos um plano operacional que permitia ao nível distrital fazer um
levantamento de todos os meios que tínhamos disponíveis e, acima de tudo, aumentar os regimes de articulação e coordenação institucional entre ANEPC a nível distrital e todos os agentes e entidades que participam nesta luta contra a Covid-19".
Assim, disse o comandante, "os centros de coordenação operacional nacional e os centros de coordenação distrital passaram a trabalhar numa base de 24h por 24h, reúnem todos os dias", sendo "todos os dias resolvidas um conjunto de questões operacionais".
Decorrente desta situação, sublinhou Duarte Costa, têm também funcionado os planos de contingência de todas as entidades.
Duarte Costa fez, esta quarta-feira em conferência de imprensa, o ponto de situação da coordenação estratégica em matéria de prevenção, preparação e resposta à pandemia da Covid-19 em Portugal.
[Notícia em atualização]
PAÍS AO MINUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário