17/03/2020 - Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins
A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) é parceira no treinamento de 20 médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que atuam no Programa Estadual da Raiva dos Herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos). A capacitação, que teve início nessa segunda-feira, 16, e segue até a próxima sexta-feira, 20, em Marabá – PA, conta ainda com a colaboração da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
O Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH) da Adapec do Tocantins vem se tornando referência para os demais estados da região, no controle da zoonose. O objetivo do treinamento é capacitar, atualizar, uniformizar e padronizar os médicos veterinários do serviço oficial frente às atividades do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH).
No treinamento, os participantes discutem as ações do PNCRH, a coleta de material do sistema nervoso central da raiva e da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a captura de morcegos hematófagos em abrigos e currais, a taxidermia, o atendimento aos focos e o preenchimento de formulários.
A Adapec contribuirá no treinamento, principalmente, no sistema de cadastro de abrigos, focos, captura em abrigos, armação e manutenção de redes, captura noturna de morcegos hematófagos, caracterização das áreas de riscos, termos de visitas, orientações aos produtores rurais.
“Hoje, o Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros do Tocantins possui uma equipe técnica qualificada e, que pelo trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos, possui experiência e aperfeiçoamento no controle desta zoonose”, destacou o responsável técnico pelo PECRH, José Emerson Cavalcante, acrescentando que este trabalho tem ganhado cada vez mais o reconhecimento nacional.
Edição: Carol Spricigo
Revisão: Marynne Juliate

Nenhum comentário:
Postar um comentário