17/03/2020 - Camila Mitye/Governo do Tocantins
Devido à determinação do Governo do Tocantins, por meio do Decreto n° 6.066, o 1° Workshop do Sistema Informatizado de Gestão de Resíduos Sólidos do Estado do Tocantins (Sigers-TO), previsto para ocorrer entre os dias 16 e 27 de março, foi suspenso. A medida foi adotada em função da prevenção ao vírus Covid-19 (novo coronavírus). O treinamento, que seria oferecido aos gestores dos 139 municípios do Tocantins, é uma realização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI).
De acordo com o decreto, ficam suspensas todas as atividades realizadas pelos órgãos e por entidades estaduais pelo período de 30 dias que possam ocasionar aglomeração de pessoas, além de ser vetada também a participação de agentes públicos em viagens oficiais interestaduais ou internacionais. O workshop ainda não tem data prevista para ocorrer e a Diretoria de Políticas Ambientais, responsável pelo evento, informou que novas datas serão estudadas após o período de suspensão.
SIGERS
Como um dos instrumentos da Política Estadual de Resíduos Sólidos, o Sigers foi desenvolvido pela Semarh e pela ATI, com o objetivo de estruturar um banco de dados preciso e atualizado sobre a situação dos serviços de coleta, tratamento e disposição dos resíduos sólidos no Tocantins. A implantação desse sistema deve ser realizada a partir de 2021, quando um prazo será estabelecido para que todos os municípios insiram suas informações, o que poderá contribuir para a sua pontuação no ICMS Ecológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário