terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Embalado pelo mundo fit, cultivo de abacate cresce 2.200% na Bahia



Produção ainda insuficiente e aumento da demanda indicam que preço vai continuar subindo

A alta cotação e a ascendente demanda mundial dissipam qualquer dúvida: o abacate é a fruta da vez. Muitos agricultores da Bahia já sabem disso e estão se apressando para aumentar a produção no estado. Nos últimos anos, a área plantada de abacate cresceu cerca de 2.200% nas fazendas baianas. Foi o estado brsileiro onde houve maior expansão no cultivo da fruta.
Em 2010 existiam apenas 15 hectares de pomares de abacate na Bahia. Agora a área total já alcança 350 hectares, segundo o último levantamento do IBGE. Muitos destes pomares ainda estão em fase de desenvolvimento e nem começaram a produzir, mas entre 2010 e 2017, a produção estadual subiu de 240 para 1.710 toneladas anuais, uma evolução de 615%. 
Mas o volume ainda é muito pequeno e está longe de atender ao consumo interno. A Bahia compra de fora a maior parte do abacate que consome. As maiores remessas vêm dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Juntos, eles produzem mais de 190 mil toneladas de abacate por ano.


Escolher variedades adaptadas ao clima do Nordeste é essencial para alcançar boa produtividade
(Foto: Abacates do Brasil - pomar Pomar Wanderley Momesso/ Divulgação)
Investimento
Para preencher esta lacuna agrícola e comercial, muitos produtores rurais da Bahia investindo em novos pomares. 
É o caso dos agricultores da família Lopes. Há cerca de dois anos, Divaldo e Ricardo Lopes, pai e filho, plantaram quatrocentos novos pés de abacate em uma fazenda no município de Senhor do Bonfim, no centro norte da Bahia. 
Eles já são tradicionais vendedores e distribuidores de abacate, estão no segmento comercial há mais de 30 anos, mas planejam produzir os próprios frutos para abastecer o ponto de venda que mantém em Juazeiro.
“O nosso pomar só deve começar a produzir daqui a uns dois anos. É um investimento de longo prazo, uma experiência, mas acreditamos que vai valer a pena. Atualmente compramos abacate em outros estados e já fomos buscar até na divisa com o Paraguai. Toda a carga que chega aqui é vendida, não fica nada”, afirma o produtor rural e comerciante Ricardo Victor Lopes Cavalcante.
Abacteiro leva cerca de 5 anos para dar os primeiros frutos. Muitos pomares da Bahia ainda estão em fase de desenvolvimento. (Foto: Ricardo Cavalcante)

correio



Nenhum comentário:

Postar um comentário