terça-feira, 12 de novembro de 2019

F1 anuncia plano para zerar as emissões de CO2 até 2030

F1
A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira um plano imediato para reduzir a zero suas emissões de CO2 até 2030 e organizar corridas com mais respeito ao meio ambiente, em um prazo que vai até 2025.


(Foto: Dan Istitene/ Getty Images/ AFP)


“Esta iniciativa inclui os carros, as atividades em pista, assim como as demais operações ligadas ao esporte”, afirma um comunicado divulgado pela F1, cujo plano também implica a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os promotores de Grandes Prêmios, as equipes e os patrocinadores.
O primeiro ponto envolve os motores F1, com o objetivo de continuar desenvolvendo os modelos híbridos, iniciativa adotada em 2014, e o uso de combustíveis sintéticos.
 Acreditamos que a F1 pode continuar sendo uma plataforma de lançamentos da indústria automobilística e trabalhar com os setores de energia e automotivo para produzir o primeiro motor híbrido de combustão interna com zero emissões”, afirmou o diretor geral da categoria, Chase Carey.
Entre as 256.551 toneladas de CO2 emitidas pela F1 em 2019, de acordo com números publicados nesta terça-feira, apenas 0,7% está ligado aos motores, enquanto 7,3% vem de outras atividades nos circuitos (patrocínios, consumo de energia, exibição na TV…).
A maior parte das emissões procede do transporte de material (45%), seguida pelo deslocamento de pessoas (27,7%) e o funcionamento de oficinas e fábricas (19,3%).
“Serão medidas para buscar adotar uma logística e meios de transporte ultra-eficazes, assim como oficinas, instalações e fábricas que funcionem 100% com energias renováveis”, destacou a F1. Também estão previstos programas de compensação de carbono e captura de CO2 no ar.
No que diz respeito aos espectadores, a F1 prevê o fim do uso de plástico descartável, assim como a reciclagem, compostagem e reutilização de todos os resíduos até 2025, assim como o desenvolvimento de meios de deslocamento menos poluentes.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário