sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Dia D contra o sarampo é neste sábado; veja onde tomar a vacina no DF


SAÚDE 

Primeira fase da campanha é para crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. Postos da capital vão funcionar das 8h às 17h.

Campanha vacinação sarampo — Foto: Divulgação
O Distrito Federal, assim como o país, está em campanha de vacinação contra o sarampo. A primeira fase de estímulo à imunização, chamada de Dose Zero, é destinada às crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos – 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Neste sábado (19) é o Dia D de Vacinação. Os 141 postos do DF ficarão abertos das 8h às 17h para atender a população. 
"Nesta primeira fase, está sendo intensificada a dose zero, uma medida preventiva ao aumento de casos de sarampo em crianças abaixo de um ano de idade", explica o Ministério da Saúde.
"Em surtos nacionais anteriores, foram os menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos", aponta a pasta. 

A campanha de vacinação contra o sarampo

A campanha de vacinação contra o sarampo começou no último dia 7 e vai até o dia 25 de outubro. A ação tem como objetivo atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, é eficaz contra a rubéola e a caxumba
Segundo dados parciais da Gerência da Imunização da Secretaria de Saúde do DF, entre 7 a 10 de outubro, das crianças que compareceram às unidades, apenas 35,6% precisaram ser vacinadas. As demais estavam com o cartão em dia.

Segunda fase da campanha, para jovens adultos, será em novembro


Doses de vacinas contra sarampo — Foto: Reprodução/TV TEM
De 18 de novembro até 30 novembro, na segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo, o objetivo é vacinar adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos. 
De acordo com o Ministério da Saúde, as faixas etárias foram escolhidas porque a incidência da doença está concentrada nesses dois públicos: crianças e adultos jovens.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que as gestantes não devem ser vacinadas e, caso a mulher esteja planejando engravidar e tomou a vacina, é preciso esperar pelos menos um mês.

Dose Zero 

A Secretaria de Saúde chama a atenção dos pais e responsáveis que a dose extra da vacina Tríplice Viral – chamada de dose zero – não consta no calendário nacional de vacinação. "Portanto, ela não substitui as outras duas, ministradas aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose)", explica a pasta. 
"As demais doses da vacina devem ser aplicadas para proteção prolongada contra a doença."
 


"Dose Zero" do Sarampo — Foto: Divulgação/SES 

Sarampo e sintomas

O sarampo é uma doença viral aguda com alta transmissão. Os principais sintomas são:
  • Febre alta, acima de 38,5ºC
  • Manchas avermelhadas pelo corpo
  • Tosse, coriza e/ou conjuntivite
Os sintomas independem da idade e da situação vacinal. Ao notá-los, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e informar ao profissional sobre a situação, além de contar se teve contato com algum caso suspeito.



Sarampo tabela — Foto: Arte/G1 

Casos no Distrito Federal

No Distrito Federal, três casos de sarampo foram confirmados em 2019 entre 175 que estão sob investigação. Não houve óbitos e todos os pacientes passaram por tratamento, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Segundo o secretário Osnei Okumoto, nos casos em que a doença foi confirmada, o sarampo não foi adquirido no DF. 
"Os casos positivos vieram de outras localidades, ou seja, de pessoas que estavam viajando e acabaram vindo de outras localidades, onde a circulação do vírus estava presente"., afirma o secretário.

Dia D de vacinação contra o Sarampo

  • Público alvo: crianças com idade entre seis meses e cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Horário: das 8h às 17h
  • Locais de vacinação: veja lista
Fonte: G1 DF




Nenhum comentário:

Postar um comentário