SAÚDE
Primeira fase da campanha é para crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. Postos da capital vão funcionar das 8h às 17h.
Campanha vacinação sarampo — Foto: Divulgação
O Distrito Federal, assim como o país, está em campanha de vacinação contra o sarampo. A primeira fase de estímulo à imunização, chamada de Dose Zero, é destinada às crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos – 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Neste sábado (19) é o Dia D de Vacinação. Os 141 postos do DF ficarão abertos das 8h às 17h para atender a população.
"Nesta primeira fase, está sendo intensificada a dose zero, uma medida preventiva ao aumento de casos de sarampo em crianças abaixo de um ano de idade", explica o Ministério da Saúde.
"Em surtos nacionais anteriores, foram os menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos", aponta a pasta.
A campanha de vacinação contra o sarampo
A campanha de vacinação contra o sarampo começou no último dia 7 e vai até o dia 25 de outubro. A ação tem como objetivo atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, é eficaz contra a rubéola e a caxumba.
Segundo dados parciais da Gerência da Imunização da Secretaria de Saúde do DF, entre 7 a 10 de outubro, das crianças que compareceram às unidades, apenas 35,6% precisaram ser vacinadas. As demais estavam com o cartão em dia.
Segunda fase da campanha, para jovens adultos, será em novembro
Doses de vacinas contra sarampo — Foto: Reprodução/TV TEM |
De 18 de novembro até 30 novembro, na segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo, o objetivo é vacinar adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, as faixas etárias foram escolhidas porque a incidência da doença está concentrada nesses dois públicos: crianças e adultos jovens.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que as gestantes não devem ser vacinadas e, caso a mulher esteja planejando engravidar e tomou a vacina, é preciso esperar pelos menos um mês.
Dose Zero
A Secretaria de Saúde chama a atenção dos pais e responsáveis que a dose extra da vacina Tríplice Viral – chamada de dose zero – não consta no calendário nacional de vacinação. "Portanto, ela não substitui as outras duas, ministradas aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose)", explica a pasta.
"As demais doses da vacina devem ser aplicadas para proteção prolongada contra a doença."
Sarampo e sintomas
O sarampo é uma doença viral aguda com alta transmissão. Os principais sintomas são:
- Febre alta, acima de 38,5ºC
- Manchas avermelhadas pelo corpo
- Tosse, coriza e/ou conjuntivite
Os sintomas independem da idade e da situação vacinal. Ao notá-los, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e informar ao profissional sobre a situação, além de contar se teve contato com algum caso suspeito.
Casos no Distrito Federal
No Distrito Federal, três casos de sarampo foram confirmados em 2019 entre 175 que estão sob investigação. Não houve óbitos e todos os pacientes passaram por tratamento, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Segundo o secretário Osnei Okumoto, nos casos em que a doença foi confirmada, o sarampo não foi adquirido no DF.
"Os casos positivos vieram de outras localidades, ou seja, de pessoas que estavam viajando e acabaram vindo de outras localidades, onde a circulação do vírus estava presente"., afirma o secretário.
Dia D de vacinação contra o Sarampo
- Público alvo: crianças com idade entre seis meses e cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
- Horário: das 8h às 17h
- Locais de vacinação: veja lista
Fonte: G1 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário