Levantamentos vão avaliar possibilidade econômica, operacional, financeira e jurídica de parcerias que permitam novos empreendimentos
O Governo do Distrito Federal (GDF) está lançando uma nova dinâmica empreendedora para consolidar programas e obras que levem ao desenvolvimento econômico de Brasília e das 31 Regiões Administrativas do DF. O Conselho Gestor de PPPs do GDF autorizou a realização de estudos para avaliar a possibilidade de parcerias com o empresariado, seja através de futuros projetos de concessões, seja por parcerias público-privadas (PPPs). Serão feitas avaliações de modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica referentes à prestação dos serviços de implantação de vários projetos, voltados para áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, entre outros.
Dentre os estudos que se destacam está o da chamada “Zona Verde”, referente a parceria para implantação de um sistema de estacionamento rotativo pago de veículos em logradouros públicos e áreas pertencentes ao Distrito Federal. Outras análises são para PPPs que permitam a construção da Transbrasília (também conhecida como Avenida das Cidades) e a concessão de uma parceria para gestão operacional, manutenção e expansão do Metrô/DF.
Também foram autorizados estudos que podem vir a ser resultado de concessões e PPPs referentes a projetos para iluminação de áreas públicas, gerenciamento de resíduos sólidos e, no setor de Saúde, para a implantação de um centro logístico voltado para a distribuição de medicamentos e para fabricação de produtos farmacêuticos no DF.
Segundo o secretário de projetos Especiais, Everardo Gueiros, em tempo de escassez orçamentária, as PPPs têm se apresentado como opção prioritária para a realização de investimentos em projetos de gestão governamental, de modo a ampliar a capacidade do Distrito Federal, garantir receitas e diminuir despesas em benefício da população. De forma a contribuir, assim, com a melhoria da qualidade de vida dos habitantes.
“Essa integração pode ser feita por diversas formas de relacionamento entre governo e iniciativa privada com vistas ao desenvolvimento de infraestrutura e de serviços”, afirmou Gueiros.
As parcerias poderão ser feitas por meio de PPPs ou concessões. Desde janeiro, a secretaria de Projetos Especiais do DF tem feito contatos com empresários e órgãos diversos do GDF e avaliado os projetos que podem ser tocados por meio deste tipo de integração com a iniciativa privada por meio de contrapartidas oferecidas.
“O GDF, nas últimas décadas, produziu um sem número de projetos e planos que poderiam ter trazido transformações efetivas para o Distrito Federal. A SEPE, por determinação do governador Ibaneis Rocha, vem revendo e revisitando muitos destes trabalhos com o intuito de verificar a possibilidade de aproveitá-los, uma vez que custaram ao erário recursos consideráveis”, explicou o secretário Everardo Gueiros.
Gueiros ainda acrescentou que a secretaria busca trazer uma nova dinâmica à gestão do GDF, com a participação de todos os atores envolvidos nas parcerias propostas, para que as ações sejam concretizadas com o pleno atendimento aos pedidos da população.
Projetos
Veja abaixo do que tratam os projetos que estão sendo objeto de estudos técnicos pelo GDF sobre a possibilidade de parcerias e concessões com a iniciativa privada:
TRANSBRASÍLIA
O PROJETO DA AVENIDA DAS CIDADES (TRANSBRASÍLIA) PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE UMA AVENIDA DE 26 KM QUE LIGARÁ O SETOR POLICIAL SUL A SAMAMBAIA, BENEFICIANDO AS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DE ÁGUAS CLARAS, GUARÁ, PARK WAY, PLANO PILOTO, SAMAMBAIA E TAGUATINGA, DE MODO A CRIAR UMA TERCEIRA VIA DE TRANSPORTE PARA A POPULAÇÃO DESTAS ÁREAS.
DE ACORDO COM TÉCNICOS DA SEPE, ALÉM DA MOBILIDADE A SER OFERECIDA À POPULAÇÃO, A PPP TAMBÉM ESTÁ ATRELADA A AÇÕES VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DESSAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO, POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DA ESTRADA COM NÚCLEOS A SEREM CRIADOS PARA ATIVIDADES DE DIVERSÃO ENTRETENIMENTO, MORADIA E TRABALHO NO MESMO LUGAR.
|
CENTRO ESPORTIVO DE BRASÍLIA – ARENAPLEX
CONSISTE NUM CENTRO ESPORTIVO QUE INCLUI O ESTÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA MANÉ GARRINCHA, O GINÁSIO DE ESPORTES NILSON NELSON, O GINÁSIO E COMPLEXO AQUÁTICO CLÁUDIO COUTINHO E ALGUMAS QUADRAS POLIESPORTIVAS.
EM FEVEREIRO O TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS (TCDF) DECIDIU, EM JULGAMENTO, PELA CONTINUIDADE DO PROCESSO DE CONCESSÃO DO COMPLEXO.
O PROCESSO ESTAVA PARADO DESDE FEVEREIRO DE 2018 POR DECISÃO DO TRIBUNAL, QUE TINHA PEDIDO MAIS DETALHES SOBRE O CONTRATO. EM ABRIL, O GOVERNADOR IBANEIS ROCHA PEDIU A REALIZAÇÃO DE AJUSTES EM ALGUNS ITENS DA PROPOSTA, TAIS COMO QUESTÕES REFERENTES AO TEMPO DE REFORMA E AOS INVESTIMENTOS PREVISTOS.
|
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
O PROJETO TEM PREVISÃO DE ILUMINAR MAIS DE 300 MIL PONTOS DE LUZ (ELÉTRICOS) EM ÁREAS PÚBLICAS PARA TODAS AS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO DISTRITO FEDERAL. O TRABALHO ABRANGE A TROCA DE TECNOLOGIA DAS LÂMPADAS ATUAIS, O QUE É IMPORTANTE EM TERMOS DE REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA.
COMO CONSEQUÊNCIA, O SISTEMA PERMITIRÁ MELHORIA DO NÍVEL DE GESTÃO, A PARTIR DA INSTALAÇÃO DE UM CENTRO DE CONTROLE DE OPERAÇÃO. O RESULTADO SERÁ A IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO SISTEMA QUE PROPICIARÁ AO DISTRITO FEDERAL A MELHORIA NO FORNECIMENTO DE ENERGIA – COM ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO CADASTRO DOS ATIVOS.
ISTO TAMBÉM LEVARÁ A UMA GESTÃO DE MANUTENÇÃO MAIS EFICIENTE, COM REDUÇÃO DO TEMPO MÉDIO DE CORREÇÃO DE FALHAS EM FUNÇÃO DA TELE GESTÃO E INSTALAÇÃO DE UMA FERRAMENTA INTITULADA “ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇOS”, QUE LEVARÁ A MAIOR ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DAS CONCESSIONÁRIAS.
|
CAVE
A MODERNIZAÇÃO DO CENTRO ADMINISTRATIVO VIVENCIAL E ESPORTE (CAVE), LOCALIZADO NO GUARÁ, OBJETIVA A ADMINISTRAÇÃO E EXPLORAÇÃO DO ESTÁDIO ANTONIO OTONI FILHO, O GINÁSIO ESPORTIVO DO PARQUE DO GUARÁ E O CLUBE VIZINHANÇA, TAMBÉM LOCALIZADO NO PARQUE DO GUARÁ.
O PROJETO PASSA NO MOMENTO POR UMA REESTRUTURAÇÃO DO SEU MODELO ECONÔMICO, PORQUE A PPP INICIAL PARA O CAVE PREVIA QUE O ESTÁDIO TERIA DE SER RECUPERADO ANTES, PARA SER FIRMADA A PARCERIA.
COMO NÃO HOUVE ESSA RECUPERAÇÃO DO ESTÁDIO NOS GOVERNOS ANTERIORES, ESTÁ SENDO DEFINIDO UM NOVO MODELO DE PARCERIA, SEGUNDO O QUAL PARA SER FORMALIZADA A PPP, A EMPRESA INTERESSADA TAMBÉM TERÁ DE FICAR RESPONSÁVEL PELA REFORMA DO ESTÁDIO.
|
AEROPORTO EXECUTIVO (AERÓDROMO BOTELHO)
OUTRO PROJETO TIDO COMO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, TEM COMO PROPOSTA OFERECER CONDIÇÕES PARA QUE SEJA CRIADA NO TERRENO ONDE ESTÁ LOCALIZADA A ANTIGA FAZENDA BOTELHO UMA ÁREA PARA RECEBER AERONAVES EXECUTIVAS QUE DESEMBARCAM NO DISTRITO FEDERAL.
|
NOVA SAÍDA NORTE
TEM COMO META CRIAR UMA NOVA SOLUÇÃO VIÁRIA PARA ACESSO AO LAGO NORTE, POR MEIO DE 16 KM DE EXTENSÃO, QUE DARÃO ACESSO A REGIÕES COMO VARJÃO, PARANOÁ E ITAPOÃ A PARTIR DA ASA NORTE.
|
INTEGRAÇÃO DE MODAIS
O PROGRAMA CONSISTE NA CONSTRUÇÃO DE ESTACIONAMENTOS PÚBLICOS, ADOTANDO MODELOS EXPERIMENTAIS EM LOCAIS COM TRANSPORTE PÚBLICO ESTRUTURADO E INTEGRAÇÃO DE LINHAS DE TRANSPORTE. A IDEIA É PERMITIR QUE OS PASSAGEIROS, COM UM ÚNICO BILHETE, FAÇAM SEUS PERCURSOS UTILIZANDO VÁRIOS TIPOS DE TRANSPORTE.
|
ZONA VERDE
SISTEMA DE ESTACIONAMENTOS PAGOS DE VEÍCULOS EM LOGRADOUROS PÚBLICOS PERTENCENTES AO DF, COM O INTUITO DE ORGANIZAR ESTES LOCAIS E CONTRIBUIR COM A MELHORIA DO TRÂNSITO NA CAPITAL DO PAÍS.
|
CEASA
PROJETO QUE PREVÊ A INSTALAÇÃO DE UM NOVO CENTRO ATACADISTA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS, IMPLANTAÇÃO DE UM MERCADO DE DISTRIBUIÇÃO E UM CENTRO VAREJISTA NA ÁREA PRÓXIMA À CEASA.
|
RODOVIÁRIA/ PLANO PILOTO
EM RELAÇÃO AO CENTRO DE BRASÍLIA, FORAM AUTORIZADOS ESTUDOS PARA UMA PPP VOLTADA PARA REFORMA E MELHORIA DO EQUIPAMENTO PÚBLICO DA RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO.
|
RESTAURANTES COMUNITÁRIOS
A IMPLANTAÇÃO DE NOVOS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS ESTÁ ENTRE A LISTA DE FUTURAS PARCERIAS EM ESTUDO. DESTA VEZ, A PRETENSÃO DO GOVERNO É FAZER COM QUE SEJAM IMPLANTADOS EM REGIÕES ADMINISTRATIVAS DE BAIXA RENDA, PARA BENEFICIAR MAIOR NÚMERO DE MORADORES DESTAS ÁREAS.
|
REMOÇÃO DE VEÍCULOS
A META É DE IMPLANTAÇÃO, OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, GESTÃO DOS SERVIÇOS DE REMOÇÃO E GUARDA DE VEÍCULOS APREENDIDOS, ALÉM DA REALIZAÇÃO LEILÃO, SEMPRE QUE FOR NECESSÁRIO –COM A IMPLANTAÇÃO DE PÁTIOS DE APREENSÃO PELO DETRAN/DF.
|
METRÔ
O ESTUDO EM CURSO É DE POSSIBILIDADE DE UMA CONCESSÃO PARA GESTÃO OPERACIONAL, MANUTENÇÃO E EXPANSÃO DO METRÔ/DF.
|
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
O PROJETO É VOLTADO PARA GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COM GERAÇÃO DE ENERGIA ASSOCIADA, PARA ATENDER BRASÍLIA, AS REGIÕES ADMINISTRATIVAS E OS MUNICÍPIOS LOCALIZADOS NO ENTORNO DO DF.
|
MELHORIAS NO SETOR DE SAÚDE
NO SETOR DE SAÚDE SÃO TRÊS OS PROJETOS PREVISTOS QUE ESTÃO SENDO ANALISADOS. O PRIMEIRO CONSISTE EM UMA PPP PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO LOGÍSTICO VOLTADO PARA A DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS. O SEGUNDO, UMA PPP PARA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS NO DF E O TERCEIRO, UMA PARCERIA PARA A CRIAÇÃO DE UM NOVO SETOR HOSPITALAR.
|
VLT W3
O PROJETO PREVÊ UMA LINHA DE 22 KM DE EXTENSÃO QUE LIGARÁ O TERMINAL DA ASA NORTE (TAN) – AINDA NÃO CONSTRUÍDO – ATÉ O TERMINAL DA ASA SUL (TAS), COM RAMIFICAÇÃO ATÉ O AEROPORTO DE BRASÍLIA.
|
SETOR HABITACIONAL SÃO BARTOLOMEU
SETOR HABITACIONAL MEIRELES
SETOR HABITACIONAL JARDINS MANGUEIRAL 2
ESTÃO SENDO ESTUDADAS POSSIBILIDADES DE PPPS PARA ESTES SETORES HABITACIONAIS. EM ALGUNS CASOS, NA MODALIDADE DE CONCESSÃO ADMINISTRATIVA, QUE TEM POR OBJETIVO O ORDENAMENTO DAS OCUPAÇÕES EXISTENTES E O TRATAMENTO DOS VAZIOS DE FORMA INTEGRADA ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS, PROPORCIONANDO NOVAS ÁREAS DESTINADAS À HABITAÇÃO E A EQUIPAMENTOS DE COMÉRCIO E DE USO INSTITUCIONAL (COM O INTUITO DE SUPRIR AS CARÊNCIAS DA REGIÃO).
|
MODERNIZAÇÃO DO JARDIM ZOOLÓGICO
O PROJETO PREVÊ A INSTALAÇÃO, EM TERRENO LOCALIZADO O LADO DO ZOO, DE UM PARQUE TEMÁTICO EM ÁREA A SER CEDIDA PELO GDF. EM CONTRAPARTIDA, A EMPRESA QUE FICARÁ RESPONSÁVEL PELO PARQUE TERÁ COMO OBRIGAÇÕES A CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL VETERINÁRIO NO ZOOLÓGICO, A MODERNIZAÇÃO DO LOCAL ONDE FICAM ISOLADOS ALGUNS ANIMAIS E A DESPOLUIÇÃO DO LAGO LÁ EXISTENTE E OUTROS SERVIÇOS.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário