sexta-feira, 31 de maio de 2019

Escola de Macapá ensina alunos a combaterem mosquito da dengue, zika e chikungunya

BRASIL
Ação teve palestras e apresentação do app 'Caça ao Mosquito' nesta sexta-feira (31).


Atriz se apresentar em escola em ação para ajudar alunos no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya — Foto: Ugor Feio/G1

Com palestras, panfletagem, teatro lúdico de fantoches e apresentação de dança, 120 alunos da Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castillo, no bairro Santa Rita, Zona Sul de Macapá, aprenderam medidas de prevenção para combater o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegipty. 
Segundo o coordenador da vigilância ambiental da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Waldir Bittencourt, os jovens também foram capacitados para o uso do aplicativo “Caça ao Mosquito”. Ele explica que, quando capacitados, esses alunos geram possibilidades para a prevenção de saúde funcionar de maneira mais efetiva. 
"Queremos formar multiplicadores e agentes de promoção de saúde e vigilância nos bairros onde os alunos moram, inclusive pelo aplicativo de celular. A juventude tem um potencial enorme de mobilização social e maior poder de interação com a comunidade por estarem sempre conectados", explicou. 
Waldir Bittencourt, coordenador da vigilância ambiental do SVS — Foto: Ugor Feio/G1Waldir Bittencourt, coordenador da vigilância ambiental do SVS — Foto: Ugor Feio/G1Waldir Bittencourt, coordenador da vigilância ambiental do SVS — Foto: Ugor Feio/G1 
Da ação  participaram da ação agentes de endemias, o Corpo de Bombeiros Militares (CBM) e o Centro de Valorização da Educação (CVEduc), que trabalhou a parte educativa da ação, através do conteúdo ofertado nas palestras e apresentações. 
"Os alunos são movimentados ao combate, promoção e prevenção das doenças. A iniciativa tem o intuito de passar essas informações para que eles repliquem o que aprenderam em casa, em busca da saúde de todos", comentou Clodomir Falcão, da CVEduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário