Wédila Jácome
Em Palmas o Movimento Maio Amarelo ganha força com ações e campanha educativa que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), com o apoio dos demais parceiros, programou para o mês. O foco é combater os fatores álcool e velocidade que juntos somam mais de 70% dos casos de acidentes fatais. O público de motociclista também será foco das ações uma vez que representam 75% das mortes no trânsito, mas as ações também envolverão todos os atores do trânsito como pedestre, ciclistas e motoristas.
Neste ano, a Sesmu conta com inúmeros parceiros tanto do poder público como representantes da sociedade civil organizada, que juntos irão desenvolver uma vasta programação durante todo mês, como blitze educativas e repressivas; palestras para taxistas, curso para mototaxistas e motoristas, palestras sobre noções de trânsito nas unidades de ensino de Palmas, Conferência Municipal de Mobilidade Urbana, dentre outras ações.
O tema da campanha este ano é ‘Dê sentido à vida’. O Brasil, mesmo com muitas campanhas que levam à conscientização, segue entre os primeiros países com o maior registro de número de vítimas fatais em decorrência de acidentes no trânsito. E de acordo com os números disponibilizados pelo Ministério da Saúde, mais de 37 mil pessoas perdem a vida todos os anos ao se envolverem em acidentes nas estradas brasileiras.
Em Palmas, segundos dados do Projeto Vida no Trânsito (PVT), só no ano passado 55 pessoas vieram a óbitos em decorrência de acidentes nas vias da Capital e este ano já somam 12 vítimas fatais, e a principal causa são velocidade e álcool. Os jovens de 18 a 25 anos são o público de maior incidência de acidentes.
Para a superintendente municipal de Trânsito e Transporte, Valéria Oliveira, “essa é mais uma grande oportunidade que nós temos, com o apoio dos demais órgãos, para acabar com a cultura da imprudência nas vias. E essa mudança depende de cada um ao desenvolver bem o seu papel como pedestres, ciclistas e condutores, respeitando sempre a vida”.
A superintendente reforça que as ações da campanha Maio Amarelo segue até o dia 30 de maio, e ressalta que as equipes de fiscalização do Trânsito e Transporte desenvolvem atividades durante o ano todo para construir as boas práticas do respeito e consciência no trânsito e vêm direcionando os trabalhados em conjunto de forma integradas com vários órgãos, focando todas ações principalmente para garantir a preservação de vidas.
São parceiros da Sesmu no Movimento Maio Amarelo: Hemocentro, TÔ no Lucro, Faculdade Univeritas, Ageto, Seagro, Universidade Católica, Universidade Ulbra, PRF, Detran , Energisa, BRK, Secretaria de Saúde do Estado, Secretaria Municipal de Saúde, 1° Batalhão da PM, 6° Batalhão da PM, Honda, Sesi, UFT, Exército, Samu, Semus, Fundação Cultural, Instituto de Criminalística, Farmácia Bio Vida, FTC.
As ações do Maio Amarelo serão divulgadas nas redes sociais: @sesmupalmas e no Youtube: Canal Agente Responde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário