POLÍTICA
U$ 250 milhões serão usados para pagar a dívida dolarizada e U$ 82,6 milhões para investimentos ambientais

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) faz nesta segunda e terça-feira (15 e 16) os últimos ajustes com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para oficializar um empréstimo de U$ 332,6 milhões. O dinheiro será usado para pagar a dívida do Estado de Mato Grosso com o Bank of America.
O empréstimo foi autorizado pela Assembleia Legislativa na sessão do dia 03 de abril. A Mensagem do governador pedindo autorização para o empréstimo não sofreu alteração e já foi sancionada em 04 de abril.
O governo deve fazer os últimos acertos com o governo federal e com Banco Mundial, mas, antes de pegar o dinheiro, o Estado ainda precisa da aprovação do Senado Federal, e é o presidente Jair Bolsonaro (PSL) quem pedirá essa autorização.
Conforme o secretário Rogério Gallo, o Estado de Mato Grosso espera que todos os trâmites para a conclusão do empréstimo sejam finalizados até o mês de agosto. Isso porque no mês de setembro vence mais uma parcela da dívida dolarizada com o Bank of America, de cerca de R$ 140 milhões, caso o dólar permaneça na cotação atual.
O governo vai usar o U$ 250 milhões do empréstimo para passar a dívida do Bank of America para o Banco Mundial, com prazo alongado de 20 anos. O empréstimo atual tem mais sete parcelas que são pagas semestralmente, o que, segundo o governo, pesa no caixa do Estado. O Executivo já decretou estado de calamidade em suas contas por conta da crise financeira.
FONTE: O LIVRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário