A vice-governadora Regina Sousa participou, nesta quarta-feira (27), da 10ª Conferência Nacional de Energia Solar (SolarInvest), realizada em Teresina, com a participação de executivos e investidores do setor e demonstrou a preocupação em se discutir a responsabilidade social nas empresas que atuam no Estado. O Piauí possui o maior parque solar da América Latina e é o quarto estado do país na produção de energia solar.
Regina Sousa participou da palestra sobre o ambiente local para empreendimentos de geração solar fotovoltaica de grande porte: licenciamentos socioambientais e incentivos estaduais à indústria e declarou que o desenvolvimento humano deve ser uma preocupação das empresas que estão investindo no Estado. “O que deixar na comunidade após a instalação do projeto? É preciso dialogar com as comunidades para saber o que elas precisam,” comentou.
A vice-governadora relatou que, durante o mandato de senadora, visitou aldeias indígenas e os índios são os maiores preservacionistas do planeta. “Não adianta priorizar tantas riquezas, se não se prioriza o lado humano”, afirmou, citando que em uma dessas visitas um índio relatou que todos os seus antepassados viveram na terra em que ele vive e como agora essa mesma terra não lhe pertence.
Regina Sousa disse que, no Senado, priorizou áreas como Direitos Humanos e Meio Ambiente e na vice-governadoria vai continuar priorizando essas áreas. “Vou discutir a responsabilidade social nas empresas e o desenvolvimento humanoé uma preocupação que tenho. Ao ,lado do desenvolvimento econômico se pode trabalhar o desenvolvimento humano,” comentou, após as falas do secretário estadual de Mineração, André Quixadá, do superintendente de Meio Ambiente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Carlos Moura Fé, e do advogado Alexandre Sion.
No Piauí, já são produzidos 292 MWh de energia solar em parques espalhados por todo o Estado, sendo o maior deles localizado em Ribeira do Piauí. Há projetos para instalação de parques em todo o Estado. Na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, há 30 parques solares aguardando o licenciamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário