terça-feira, 5 de março de 2019

“Teresinenses aprovaram carnaval com blocos de rua”, diz prefeito


FMCMC - CARNAVAL 2019


Firmino Filho acompanhou blocos de rua da capital que se apresentaram nesta segunda--feira de carnaval
04/03/2019 - 22h24 Imprimir Envie por e-mail
“Teresinenses aprovaram carnaval com blocos de rua”, diz prefeito
Créditos: Rômulo Piauilino
O carnaval de Teresina se reinventou, ganhando um novo formato. Mais alegre e com maior participação popular, a festa de Momo na capital se consolida com a presença de blocos de rua espalhados por todas as regiões da cidade. Nesta segunda-feira, o prefeito Firmino Filho e o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Luis Carlos Martins, prestigiaram três dos grandes blocos apoiados pela Prefeitura de Teresina.

O primeiro bloco visitado foi o Vaca Atolada, na região da Matinha, zona Norte da capital. O bloco nasceu ainda em 1992 como uma brincadeira de amigos e se tornou um dos mais tradicionais da capital. O coordenador do bloco, Daniel Borges, comemorou o sucesso do evento e agradeceu o apoio da Prefeitura. “Começamos o bloco de uma forma humilde e hoje, ver o bloco tomar essas proporções é muito gratificante. Esse ano, mais uma vez, conseguimos contar com o apoio primordial Prefeitura para levar a alegria aos foliões e vimos o sucesso do nosso bloco, trazendo a presença de milhares de pessoas, não apenas os moradores da região, mas também pessoas de outras regiões da cidade”, comemora.

O evento contou com a presença do Grupo “Melhor de Três”, composto pelos artistas Flávio Moura, João Cláudio Moreno e Soraya Castelo Branco, que não deixaram ninguém ficar parado ao som das marchinhas e outras músicas de carnaval.

Para o prefeito Firmino Filho, a proposta de investir em blocos de rua foi acertada. “A cada ano, o carnaval de Teresina cresce não apenas em quantidade de blocos, mas no público presente. O teresinense mostra sua alegria, sua descontração, em todas as regiões da cidade. Esse ano, a Prefeitura apoiou mais de 20 blocos que estão fazendo a festa em todas as zonas da cidade. Um carnaval descentralizado, mas, nem por isso, menos animado”, ressaltou.

O presidente da Fundação, Luis Carlos Martins, ressaltou que a Prefeitura investiu cerca de R$ 127 mil para apoiar os blocos de rua. “Abrimos o edital de apoio aos blocos e demos preferência para os artistas locais. Além do apoio financeiro, apoiamos os blocos com a estrutura de banheiros químicos, iluminação, palcos e outros. O que verificamos é que essa fórmula, de carnaval com blocos de rua, ganhou o apoio e o carinho dos teresinenses que podem brincar o carnaval próximo de suas casas”, pontuou.

A aposentada Francisca Ribeiro, da Matinha, era só alegria. Ela contou que sempre gostou de carnaval, mas tinha dificuldade em participar da festa. “Agora, temos o carnaval na porta da nossa casa, perto de amigos, familiares. A gente pode brincar até a hora que agüentar. Esse apoio que a Prefeitura deu é muito importante para nós que não viajamos no carnaval e queremos curtir a festa”, diz ela.

O prefeito Firmino Filho acompanhou também o Bloco Na Morada do Sol, na rua Alzair Chaib, no bairro Morada do Sol. O bloco foi criado em 2013 por ideia do arquiteto Gualberto Júnior. O que começou como uma reunião de amigos tomou corpo e hoje reúne dezenas de foliões.

Do outro lado da cidade, dessa vez no Monte Castelo, zona Sul de Teresina, os foliões acompanhavam de perto a folia levada pelo bloco Piauí Samba. Nem mesmo a chuva que caia na região foi suficiente para tirar o samba no pé dos foliões. “Essa é a primeira vez que nos apresentamos no Monte Castelo. Temos 14 anos de resistência ao samba. Fazemos samba durante o ano todo e não poderia ser diferente no carnaval. Esse apoio da Prefeitura foi fundamental para que pudéssemos fazer essa linda e animada festa, com as presenças de pessoas de todas as idades”, sustentou Robert Gleison, um dos organizadores do Bloco Piauí Samba.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS PARA A TERÇA-FEIRA
·         Carnavalesco Rapazes Alegres -               15h [Em frente ao Palácio Da Música]
·         Da batata - 17h [Rua Carteiro Pintassilgol, bairro Mafrense]
·         Tome Dalila - 17h [Alameda Domingos Afonso, bairro Mafrense]
·         Tomar Gagau – 17h [Quadra138 Parque Piauí]
·         Mela Mela Xarobá – 17h [Rua Belchoba, 3039, Planalto Ininga]
·         Kebra Kabaça- 17h [Dirceu, em frente ao BB/evento: em frente a Praça Cultural]
·         Batatinha do Louah- 17h [Rua Angélica, cruzamento entre a Cicero Guelherme E Antônio de Castro Franco]
·         Barão de Itararé – 17h30 [Fundação Bradesco Dirceu I]
·         Arrastão do São João - 18h [Praça do São João]




Imagens Relacionadas:
Compartilhe está postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário