SEMPLAN - CAPACITAÇÃO
Capacitação aconteceu nesta terça-feira(19). Plataforma moderniza projetos de construção
20/03/2019 - 11h20 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: Ascom/Semplan
Durante toda a terça-feira (19), servidores municipais de Teresina participaram do segundo treinamento da tecnologia BIM, plataforma de modelagem de informação da construção. Na capacitação, foram repassadas instruções sobre o software Navigator, ferramenta de identificação automática em 3D de interferências que possam acontecer em um projeto, possibilitando e facilitando as alterações necessários antes do início da obra. A Prefeitura de Teresina está investindo na implantação da tecnologia BIM como forma de tornar as obras públicas mais rápidas e eficientes.
“Tudo que é apontado pelo software é documentado para que possamos fazer a correção. É uma ferramenta essencial para que a gente não precise lidar com problemas futuros em obras e que reduz o tempo no prazo de entrega e os custos adicionais que seriam causados”, destacou Virginia Moura, Líder do Núcleo BIM na Secretária Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN).
Rômulo Marques, arquiteto da SDU Centro-Norte, ressalta a importância dos treinamentos da tecnologia. “O conhecimento dessa nova ferramenta de trabalho nos dá mais segurança e rapidez na execução de projetos. É um ótimo ganho para prefeitura, pois reduzimos a probabilidade do erro. Tenho acompanhado o BIM na prefeitura desde as primeiras apresentações e participarei até o fim dos treinamentos para me qualificar e desenvolver novos projetos com a tecnologia”, pontuou.
Os treinamentos estão sendo realizados com toda estrutura e logística da Prefeitura de Teresina. A próxima capacitação acontece nos dias 25 e 26 de março com o software OpenRoads Concept Station, com carga horária de 16 horas.
Entenda o BIM
BIM significa Building Information Modelling (Modelagem de informação da construção), que consiste em um sistema que inclui a modelagem inteligente do projeto em 3D, além da concentração de todas as informações de diversas áreas relacionadas à obra em um único documento, favorecendo uma melhor visualização do trabalho e um planejamento mais eficaz que reduz a execução da obra em gastos e tempo. Em Teresina, a tecnologia será utilizada pela primeira vez no projeto piloto de uma escola municipal de Ensino Fundamental em tempo integral, que será a primeira em mais de um pavimento entre as escolas municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário