SEMPLAN - MOBILIDADE URBANA
O MUV é um aplicativo desenvolvido na Europa que está sendo trazido para Teresina
Créditos: Ascom/Semplan
A equipe da Agenda Teresina 2030, departamento da Prefeitura de Teresina vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), realizou nesta segunda e terça-feira reuniões com esportistas e outros setores da sociedade civil para apresentar o MUV, aplicativo desenvolvido na Europa que está sendo trazido para Teresina e que estimula a mobilidade sustentável. O objetivo é que as pessoas ajudem no desenvolvimento local do jogo, que concede pontos quando certos deslocamentos são feitos sem o uso de automóveis.
As reuniões contaram com uma apresentação do aplicativo e suas principais funcionalidades, que giram em torno de missões que os usuários terão que cumprir sempre envolvendo a questão da mobilidade. Além disso, foram ouvidas sugestões de como adaptar o aplicativo para Teresina, com nomes, missões e avatares feitos especialmente para a capital piauiense.
“Uma das estratégias da Prefeitura é fazer essas agendas de participação popular e de cocriação do aplicativo, porque a gente não quer simplesmente implementar aqui uma ferramenta que esteja sendo usada na Europa, que é um contexto muito diferente. A gente quer construir ela com os outros atores da sociedade. Esse evento é uma oficina, onde por meio de atividades lúdicas conseguimos extrair das pessoas as informações para customizarmos o aplicativo com a cara de Teresina”, explicou Mariana Fiúza, urbanista da Agenda Teresina 2030 e coordenadora do projeto.
O primeiro dia de reuniões contou com a presença de diversos grupos de ciclistas da cidade, que contribuíram com diversas sugestões de como tornar o aplicativo mais eficiente e atrativo para os praticantes da mobilidade. O segundo dia foi de participação aberta e contou com a presença de dezenas de pessoas, a maioria jovens e universitários, que ajudaram a customizar alguns dos avatares que serão utilizados pelos usuários do jogo.
“É uma novidade bacana, mostra que Teresina está indo no caminho certo pela mobilidade urbana, e vai gerar dados para que a Prefeitura possa trabalhar em cima disso. Com os resultados posteriores, vai mostrar que a cidade está sendo construída para as pessoas, não para os carros”, afirmou Cristian Dourado, ciclista do grupo Bike Anjo.
Para a universitária Isabela Nascimento, que participou da reunião, a solução para o mundo é trabalhar de forma colaborativa. “Isso diminui um pouco a ideia do individualismo e aproxima o poder público do cidadão, que precisa se sentir parte da cidade, pois as suas opiniões são valiosas para as decisões”, disse.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga, a gestão pública precisa aproveitar as novas tecnologias para otimizar os seus resultados. “Com esse aplicativo, não só estaremos melhorando o nosso nível de informação sobre uma questão que aflige todas as grandes cidades, como estaremos envolvendo a própria população na solução do problema”, defendeu.
O QUE É O MUV?
O MUV é um jogo em que cada usuário soma pontos ao completar missões relacionadas com a mobilidade, como ir para a faculdade usando o transporte coletivo, ou caminhar 10 minutos, por exemplo. Conforme vai realizando mais missões, o jogador soma mais pontos que poderão ser trocados por prêmios com parceiros comerciais do aplicativo. A ideia é estimular o uso de uma mobilidade mais sustentável, contribuindo assim para a melhoria do clima e combatendo o aquecimento global.
O lançamento oficial do aplicativo está previsto para o mês de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário