Márcio Greick
A cidade de Palmas passou a integrar a diretoria da região Norte no Fórum Nacional Inova Cidades e ficará responsável pela coordenação e articulação das ações inovadoras no setor público. O Fórum InovaCidades é uma organização que surgiu da parceria entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Instituto Arapyaú.
O Fórum tem o papel de debater e fortalecer a política de ciência, tecnologia e inovação no País, discutindo os principais desafios dos municípios, além da interlocução efetiva com os prefeitos no sentido de reforçar a importância da pasta de Inovação no desenvolvimento das cidades.
Na última quinta-feira, 21 de março, teve início em Curitiba (PR), a segunda agenda de trabalho do Fórum InovaCidades, onde foi definida a estrutura de governança do Fórum, que será constituída, além da Presidência, por cinco Vices-presidências temáticas, muitas delas já com seus representantes definidos, e as Diretorias Regionais para cada uma das regiões nacionais, sendo que para Diretoria Regional Norte foi escolhido secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, Eduardo Mantoan.
Na sexta, 22, Eduardo Mantoan ministrou palestra sobre as ações voltadas para a sustentabilidade, que a cada dia tem deixado Palmas mais em evidência no cenário mundial.
Durante o Fórum InovaCidades, Mantoan mostrou como Palmas tem feito um planejamento inovador conforme a Agenda 2030, proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) que apresenta um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.
A agenda foi conduzida pelo presidente do Fórum, Rodrigo Barros - Guarulhos, tratando da pauta de trabalho do InovaCidades para 2019, que foi dividida em três eixos estratégicos: Ambientes de Inovação, Soluções Inovadoras e Governança e Planejamento.
Na segunda-feira, 25 de março, o Fórum fez a apresentação dessa pauta de governança aos prefeitos de todo Brasil por meio de sua VP de Soluções Inovadoras, Cris Alessi, durante a 75ª Reunião Geral da FNP, em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário