O secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, participou nesta terça-feira, dia 26, do Painel sobre Modelos de Gestão de Hospitais, promovido pelo Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. O convite para ministrar a palestra se deu em razão da larga experiência em diferentes modelos de gestão de saúde. O atual titular da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) já esteve à frente do Instituto Hospital de Base.
Gestores de saúde de Brasília, do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, representado pelo secretário Ismael, participaram do encontro. Com o tema central sobre as perspectivas atuais e futuras do cenário da saúde e suas implicações para o HFA e guarnição de Brasília, o evento debateu a construção de um novo modelo de gestão para a unidade, levando-se em consideração a melhoria do sistema militar como um todo.
Ao abrir o evento, o comandante logístico do HFA, general Rui Yutaka Matsuda, apontou a necessidade de se rever o modelo de gestão do hospital, que não está sendo utilizada em sua capacidade plena. Em seu pronunciamento, o secretário de Estado da Saúde de Goiás assinalou que nenhuma unidade de saúde pode ser vista de forma isolada. Ele destacou que a saúde, em todos os setores, está interligada em prol do Sistema Único de Saúde (SUS).
Alexandrino explicou que o modelo de gestão adotado no Instituto Hospital de Base, o Serviço Social Autônomo (SSA), permite maior autonomia para a agilidade de ações, tal como o modelo de gestão por Organizações Sociais (OSs). Com estatuto e regimentos internos próprios, o SSA é público com regime jurídico privado, seguindo regras próprias sob os princípios constitucionais na gestão de bens e serviços. Ele acentuou que não existe modelo de gestão perfeito. “É preciso avaliar as necessidades da gestão e o perfil dos serviços, vocação do hospital, público e financiamento”, enfatizou.
Foto: Erus Jhenner
Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde de Goiás
Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811
Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811
Nenhum comentário:
Postar um comentário