
Hospital Adventista Silvestre está localizado no bairro Cosme Velho, na cidade do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação HAS)
O Hospital Adventista Silvestre (HAS) está entre os três hospitais que mais realizam transplantes de fígado no Brasil, e é considerado o que mais faz transplantes no Estado do Rio de Janeiro.
Em oito anos, a unidade de saúde efetuou 600 procedimentos deste tipo, uma marca obtida por poucas instituições de saúde no mundo.
Leia também:
- Hospital Adventista de São Paulo recebe certificação de qualidade
- Série “Hospital Adventista” foi produzida nos anos 70 como ferramenta evangelística
A instituição foi pioneira em realizar transplantes duplos e transplantes intervivos, além de um transplante realizado em um paciente que apresentava os órgãos internos invertidos, condição que atinge apenas 0,01% da população mundial. O paciente recebeu parte do fígado de seu filho em uma cirurgia única, a primeira realizada nessas condições em todo o continente americano.
Atualmente, o Programa de Transplantes do Hospital Adventista Silvestre conta com 20 profissionais, entre cirurgiões, hepatologistas e anestesistas. De acordo com o coordenador da equipe, o cirurgião Eduardo Fernandes, a expectativa é manter a média de 100 transplantes por ano, consolidando a liderança no Estado.
Uma igreja dentro do hospital
O apoio espiritual prestado aos pacientes e familiares também é um dos diferenciais da instituição. Desde 2014, o projeto Lugar de Paz realiza cultos aos sábados pela manhã com a participação dos funcionários e é aberto aos pacientes e familiares. Nos sábados à tarde, os integrantes da iniciativa visitam as alas de internação a fim de orar e ler a Bíblia com os pacientes.
De acordo com o pastor Dener Rodrigo, capelão titular do hospital, o apoio espiritual é prestado aos pacientes inclusive quando recebem alta. Ao deixarem as dependências, ganham um kit composto por Bíblia, livro, DVD de estudos bíblicos e um folheto com informações sobre a Igreja Adventista.
Assista ao vídeo de apresentação do Lugar de Paz:
Nenhum comentário:
Postar um comentário