sexta-feira, 15 de março de 2019

Comissão externa ouve moradores de Brumadinho nesta manhã


15/03/2019 - 08h05


A comissão externa de Brumadinho está hoje na cidade mineira para ouvir os moradores atingidos, organizações e movimentos sociais. A audiência, proposta pela deputada Áurea Carolina (Psol-MG), será realizada na Câmara de Vereadores de Brumadinho, a partir das 9 horas.
Foram convidados para participar do debate, entre outros, representantes da Comissão de Atingidos do Córrego do Feijão, Movimento Somos Todos Atingidos, Movimento Luto Brumadinho Vive.
À tarde, os deputados vão ao município vizinho de São Joaquim de Bicas onde fica a aldeia indígena Pataxó NaôXohã para avalir o impacto da contaminação. A aldeia fica às margens do Paraopeba, que é afluente do rio São Francisco.
Relembre
No dia 25 de janeiro, uma barragem de mineração da Vale em Brumadinho (MG) se rompeu deixando até agora 203 mortos e 105 desaparecidos.
A lama de rejeitos de minério de ferro atingiu parte do centro administrativo da empresa, a comunidade Córrego do Feijão e o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.
Depois disso, a Câmara dos Deputados criou uma comissão externa para acompanhar o caso, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) protocolou pedido para criar uma CPI sobre o rompimento da barragem e vários parlamentares apresentaram projetos de lei propondo alterações na política de segurança de barragens.

Ontem especialistas criticaram o modelo de monitoramento de barragem utilizado pela mineradora Vale em Brumadinho.
Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário