quarta-feira, 6 de março de 2019

Carnaval de Todos marca o 5º ano consecutivo com muita segurança no circuito oficial

Carnaval de Todos marca o 5º ano consecutivo com muita segurança no circuito oficial

Policiamento a pé fez parte da tática de segurança no circuito (Foto: Handson Chagas)
O Carnaval de Todos 2019 encerra a vasta programação com a marca pioneira de cinco anos consecutivos de muita segurança na área do circuito oficial. Foram cinco de dias de evento, organizado pelo Governo do Estado, com atrações no Ceprama, Madre Deus e na Beira Mar onde, em mais um período, despontaram como pontos da folia para milhares de brincantes.
Na Pracinha da Lagoa, uma agenda especial para o público infantil com música e várias brincadeiras atraiu centenas de crianças. As milhares de pessoas que escolheram brincar o Carnaval em um dos circuitos oficiais, prestigiaram centenas de atrações e curtiram em segurança a festa mais animada do país.
A segurança intensificada com a realização de barreiras nos acessos aos circuitos, abordagens e rondas permanentes, garantiu que o público pudesse brincar com tranquilidade. Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, mais de 500 mil pessoas estiveram no circuito durante os dias de festa.
“O período carnavalesco é sempre uma prioridade da Segurança Pública por ser uma festa que concentra grande número de pessoas e é um atrativo turístico da cidade. O planejamento para esta data é pensado para a prevenção e, claro, para ações ostensivas em casos que possam causar desordem”, pontuou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luongo.
Centro Tático Aéreo reforçou segurança (Foto: Handson Chagas)
“O resultado deste trabalho foi mais um ano de Carnaval com muita segurança na área do circuito oficial”, acrescentou coronel Jorge Luongo.
Os policiais foram mobilizados em pontos estratégicos. Quem chegava para curtir a programação, constatava a segurança reforçada com as barreiras em todos os acessos de entrada aos circuitos.
Militares masculinos e femininos realizaram revistas durante todo o período, para prevenir entrada de itens proibidos como drogas, armas e bebidas em recipientes de vidro. Nos corredores da folia, a polícia a pé e a cavalo, concentrada na área de shows e rondando os locais para evitar ocorrências.
“Foram observadas situações mais corriqueiras como uso abusivo de bebida alcoólica e desentendimentos fruto desse uso de álcool, imediatamente contidos pelo efetivo policial. Nossas equipes também orientaram os brincantes para terem atenção a objetos pessoais como documentos e celulares, por exemplo”, diz Jorge Luongo.
“Avaliamos que foi mais um ano de carnaval sob controle, onde as pessoas tiveram a chance de se divertir e voltar para suas casas com a lembrança de uma boa festa”, reforça o comandante.
Corpo de Bombeiros somou operações no Carnaval (Foto: Handson Chagas)
Luongo acompanhou as operações ao lado dos grupamentos da Polícia Militar destacados para o período. Na execução das ações, a corporação mobilizou efetivo dos Comandos de Policiamento Metropolitano de Área (CPAMs I, II e III), Batalhão de Turismo (BPTur), Centro Tático Aéreo (CTA), Cavalaria, Batalhões de Operações Policiais Especiais (BOPE), de Polícia de Choque, Rodoviário, além do reforço de equipes da Academia de Polícia Militar.
A operação policial será mantida também nesta quarta-feira de cinzas (6), para cobertura do Ora São Luís, a partir das 15h30, na Praça Maria Aragão, marcando o encerramento da 13ª Semana Maranhense dos Retiros Culturais.
O evento tem apoio do Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís e reúne jovens de diversas denominações evangélicas, de todas as regiões do Estado. O balanço geral das operações da Segurança Pública no Carnaval de Todos 2019 será divulgado nesta quinta-feira (7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário