sexta-feira, 15 de março de 2019

Carfanaum e a Favorita terão sessões comentadas no Cine Cultura


Samara Martins


Os filmes Carfanaum e a Favorita terão sessões especiais no Cine Cultura, com a presença de comentarista. O drama Libanês Carfarnaum, será exibido nesta sexta-feira, 15, às 19h, em sessão comentada  pelo professor, Gustavo Henrique Lima.  Já a sessão especial de A Favorita acontece no domingo, 17, às 16h30, com comentários do historiador Matheus Falcão.

As sessões especiais fazem parte da Maratona do Oscar 2019, com a exibição de 12 filmes comentados. Estão confirmadas as participações dos seguintes comentaristas convidados pela Fundação Cultural de Palmas (FCP): Rafaela Lobato, (jornalista); Sérgio Ricardo Soares (professor do curso de Jornalismo da UFT); Paulo Kulsar (cientista social); Sonielson Luciano de Sousa (professor e jornalista); André Araújo (cineasta) e Matheus Falcão (professor e historiador).

Carfanaum – Comentado por Gustavo Henrique Lima Ferreira

19h - Cafarnaum, Nadine Labaki
Drama| Líbano| 2018| 20h30’
Classificação: 12 anos
Sinopse: Aos doze anos, Zain (Zain Al Rafeea) carrega uma série de responsabilidades: é ele quem cuida de seus irmãos no cortiço em que vive junto com os pais, que estão sempre ausentes graças ao trabalho em uma marcearia. Quando sua irmã de onze é forçada a se casar com um homem mais velho, o menino fica extremamente revoltado e decide deixar a família. Ele passa a viver nas ruas junto aos refugiados e outras crianças que, diferentemente dele, não chegaram lá por conta própria.

Gustavo Henrique Lima Ferreira professor do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Artes Cênicas - Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Fotógrafo amador, cantor e tocador de cuíca nas horas vagas, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral e em investigações sobre os diálogos do teatro com outras artes, em especial o cinema.


A Favorita- comentada pelo historiador Matheus Falcão

16h30 - A Favorita, Yórgos Lánthimos
 Drama| EUA, Reino Unido| 2018| 2h00
Classificação: 14 anos
Sinopse: Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.

Matheus Falcão possui graduação em História na Universidade Federal do Tocantins e leciona em escolas da rede privada de Palmas. Desenvolve pesquisas e tem artigos publicados nas áreas de cinema, literatura e história.



Edição e postagem: Lorena Karlla

Nenhum comentário:

Postar um comentário