Redação Semus
Nos dois últimos dias, 19 e 20, o secretário de Saúde de Campo Grande, Marcelo Vilela, e sua equipe conheceram algumas unidades de saúde de Palmas acompanhados pelo secretário de Saúde, Daniel Borini. Durante a visita, eles puderam conferir o funcionamento da rede informatizada no âmbito do Sistema Único de Saúde da Capital.
Para o secretário Marcelo Vilela, Palmas está com uma excelente estrutura de tecnologia de informação. “Palmas está de parabéns pela estrutura que ela possui bem organizada e nova. Estamos avaliando principalmente a informatização com essa tecnologia de informação que já está implantada em Palmas e que funciona muito bem. Em Palmas toda a rede é informatizada desde a Atenção Primária até à Urgência e Emergência.” Ele ainda completa que com o E-SUS a integração de informação dos serviços melhora a gestão trazendo propriedade aos relatórios.
O secretário Daniel Borini falou da importância dessa troca de experiência com outros municípios. “É uma alegria a gente poder mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo aqui há alguns anos e é sempre boa essa troca de experiências com os outros municípios, de poder contribuir com nosso processo de gestão, com nosso sistema, com processos de trabalho”, ressaltou.
Em setembro de 2018, a equipe conheceu o projeto de implantação do sistema E-SUS, que é utilizada em todos os 34 Centros de Saúde da Comunidade e todas as outras instalações de saúde que fazem parte da rede. Nessas visitas eles puderam acompanhar como é o fluxo e o funcionamento em tempo real de todo os sistemas desde a organização e as determinações do sistema.
E-SUS em Palmas
Palmas é referência para o Brasil quando o assunto é informatização da rede municipal de saúde, sendo a única cidade a implantar o sistema em toda a rede. O E-SUS permite que toda rede de atenção básica de saúde da cidade possa acompanhar o histórico de atendimento, os dados e o resultado de exames dos pacientes. Em Palmas, além da rede de atenção básica, existem ainda ferramentas que atendem a rede especializada de urgência e emergência. Os softwares são utilizados nas unidades de saúde em tempo real, on-line e com todas as unidades conectadas.
Revisão e postagem: Iara Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário