601 exibições

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (08) - Fonte: Inmet
A região Sul do Brasil passou por uma condição mais seca nos últimos dias, o que favoreceu o avanço dos trabalhos de plantio do milho safrinha. O desenvolvimento da safra ainda deve ser favorecido nos próximos dias com o retorno das chuvas, previsto para o início da próxima semana.
"A rodada de chuvas é tida como altamente benéfica para a manutenção dos níveis de umidade nas regiões de início da safrinha e as demais regiões que ainda cultivam a primeira safra do ano. Em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e todo o MATOPIBA as precipitações também são mantidas para os próximos 5 dias", reportou a ARC Mercosul (AgResource).
De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas mais volumosas retornam para a região Sul do país, pelo Rio Grande do Sul, ainda francas. No dia 12, as instabilidades mais fortes avançam por quase toda a região e chegam em Santa Catarina e Paraná.
"Uma nova frente fria avança e pode provocar algumas pancadas de chuva com raios a partir da tarde [desta sexta-feira] na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, no extremo sul gaúcho e no litoral. Essas pancadas podem ser fortes", destacou a Climatempo.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (09/02 a 15/02) em todo o Brasil:

Fonte: Inmet
Já o final de semana deve começar com bastante sol e tempo aberto na região Sul do país. No domingo (10), a chance de pancadas de chuva aumenta no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, mas ainda de forma bastante isolada. No início da próxima semana há chuvas mais volumosas.
"A situação do tempo muda na segunda-feira (11), com a expectativa da chegada de outra frente fria, que deve trazer chuva forte e volumosa para o Rio Grande do Sul", informou a Climatempo. Essa mesma frente fria, segundo os modelos numéricos avança ao longo da semana para o Sudeste.
A Emater-RS destacou em informativo nesta quinta-feira (07) que as altas temperaturas da última semana, em meio ao tempo seco, aceleraram a maturação fisiológica e colheita do milho, que já foi realizada em 28% da área implantada em todo o Rio Grande do Sul.
"A colheita avança rapidamente nesse período, em paralelo ao segundo plantio da safra 2018-2019. No norte do Estado, a cultura alcança até 80% de milho colhido; na Campanha, 80% da cultura encontra-se em estado vegetativo", destacou a Emater.
Veja o mapa de precipitação acumulada do GFS para os próximos 5 dias:
Ainda segundo a instituição, a produtividade das lavouras continua boa, com exceção daquelas cultivadas em áreas que estavam prontas para a colheita e foram afetadas pela enchente na Fronteira Oeste, região em que haverá perda da qualidade no milho.
Nesta semana, as chuvas estiveram mais concentradas sobre o Centro-Norte do país e esse cenário deve continuar, mas agora com maiores volumes sobre o Sul. A previsão para os próximos sete dias aponta boas chuvas para os estados produtoras como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
"Essa chuva deve ter uma continuidade até mais à frente, pelo menos até o dia 21 de fevereiro. Mas se observa que desde o final da semana passada as características na região central não têm mudado, então acreditamos numa previsão bem otimista para fevereiro", disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.
Veja o mapa de previsão de precipitação acumulada do modelo Cosmo para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Fonte: Inmet
Nas últimas 24 horas, segundo levantamento do Inmet, as precipitações mais volumosas pelo país estiveram mais concentradas sobre o Centro-Norte. Os cinco maiores volumes foram registrados em Tracuateua (PA): 92,6 mm, Monte Alegre (PA): 90,6 mm, Marambaia (RJ): 89,8 mm, Coronel Pacheco (MG): 88,0 mm e Rio de Janeiro (RJ): 84,6 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Fonte: Inmet
Ainda nesta sexta-feira, segundo alertas do Inmet, o dia deve ser de chuvas intensas em áreas da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, além de acumulados de chuva em localidades do Maranhão e Pará.
Previsão estendida de chuvas para todo o Brasil
Mapas estendidos, do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), apontam que no período de 08 de fevereiro até 16 de fevereiro, as chuvas volumosas ficarão concentradas sobre a região Centro-Norte do país, com destaque para áreas do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
De 16 de fevereiro até 24 de fevereiro, as precipitações seguirão mais concentradas sobre a região Norte do país, mas áreas da faixa central do país e do Sudeste também devem receber bons volumes de chuva no período. No Sul, a condição fica mais firme, com exceção de áreas mais litorâneas.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 08 de fevereiro até 24 de fevereiro:
Tags:
Por Jhonatas Simião
Fonte Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário