quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Servidores municipais são capacitados para atuar em políticas voltadas à Primeira Infância




Entre 2014 e 2015, mais de 4,6 mil servidores municipais receberam formação em primeira infância.
 Jornalista: Ceiça Chaves
Para transformar Boa Vista na Capital da Primeira Infância, foi necessário sensibilizar toda a sociedade sobre a importância dos primeiros anos de vida. E em novembro de 2018, a prefeitura deu início a mais um ciclo de formação de servidores municipais para atuar nessa área, através do Programa de Capacitação da Primeira Infância, que nesta semana chega à sua quinta e sexta turma no Teatro Municipal. 
Ao todo, cerca de 30 pessoas estão inscritas em cada turma e todas receberão certificados de 16h. Desde novembro passado, o programa já alcançou 180 servidores municipais das três áreas primordiais para o desenvolvimento saudável das crianças: Saúde, Educação e Social. Organizado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais, a meta é alcançar 50% dos servidores das três áreas, e capacitar 100% das macroáreas onde se concentram a população de maior vulnerabilidade social. 
Nestas capacitações são trabalhados quatro temas importantes: A importância da Primeira Infância; A criança: um ser em desenvolvimento; O vínculo; e a Intersetorialidade. Para Adriano Carneiro, 37, servidor do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Pintolandia, é gratificante se preparar mais em algo que gosta, que é cuidar de crianças. 
O trabalho que a prefeitura vem fazendo no nosso município está aí pra todo mundo ver. A primeira infância é importante. Às vezes pensamos em cuidar das pessoas, dos jovens, idosos e esquecemos um pouco da base que são as crianças. Para termos uma sociedade melhor e bem desenvolvida a gente tem que procurar fazer lá atrás para termos frutos melhores lá na frente”, ressaltou. 

Adriano Carneiro, servidor municipal

00:00
00:34
Este também é o pensamento da servidora municipal Zenilza Cordeiro, gestora de uma escola municipal. “Precisamos saber a real importância que temos na vida de cada um desses pequeninos que atendemos. Para nós é bem-vinda essa capacitação e que possamos levar os conhecimentos para as nossas escolas, professores e demais servidores. Somos uma equipe, onde o trabalho começa desde o porteiro até o grupo gestor”, disse. 

Zenilza Cordeiro, gestora escolar

00:00
00:46
Outras edições – Através do projeto Formação em Desenvolvimento da Primeira Infância, do Programa Família que Acolhe (FQA), foram capacitados para atuarem com o público infantil 4,6 servidores municipais das áreas de saúde, educação e social, entre 2014 e 2015. Além da formação inicial, que abrangeu 2 mil servidores, houve 155 reedições, chegando ao total de 4.629 pessoas que receberam formação em primeira infância. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário