Publicação:

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, esteve em Caxias do Sul, nesta terça-feira (26), para conversar com os gestores municipais e averiguar as condições de atendimento à população. Arita visitou os hospitais Geral e Pompéia e conversou com as direções das duas instituições. Acompanhada pela secretária-adjunta, Aglaé Regina da Silva, ela foi recebida na prefeitura pelo secretário municipal da Saúde, Júlio César Freitas, e pela equipe técnica da pasta.
"Viemos a Caxias para nos apresentar aos gestores municipais, conhecer a demanda que a região tem e que não está sendo atendida, como as cirurgias eletivas em traumatologia", explicou a secretária. "Vamos tentar, em conjunto, encontrar soluções para diminuir a fila e o tempo de espera", acrescentou.
A secretária falou sobre a abertura da linha de crédito pelo Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados, Sem Fins Lucrativos e Públicos (Funafir) para repasse de incentivos estaduais referentes a janeiro e fevereiro.
O valor da dívida empenhada que o Estado tem com hospitais, municípios e fornecedores soma R$ 488 milhões, quantia que deverá ser paga em 36 parcelas. "Em breve, anunciaremos em que mês começaremos a quitar essa dívida, que vem desde 2014", disse Arita. A partir de março, se não houver nenhum imprevisto, deverá haver recursos disponíveis para o pagamento.
Entre outros temas debatidos e encaminhados durante a visita estão a descentralização da vigilância em saúde, a agilização da distribuição de medicamentos e a regulação conjunta entre município e estado de leitos de UTI.
Texto: Ascom SES
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário