Além de simular ações de atendimento a vítimas, exercício nesta quinta-feira (21) também prevê contenção e recolhimento de óleo no mar
Qua, 20/02/2019 - 18h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
A Companhia Docas de São Sebastião realizará nesta quinta-feira (21), das 9h às 13h, o 6º Exercício Simulado Prático de Atendimento a Emergências do Porto Organizado de São Sebastião. O objetivo do simulado é o exercício prático das ações de atendimento de acordo com as hipóteses acidentais previstas nos planos de emergência do porto.
Além de ações de atendimento a vítimas, o exercício simulará recolhimento de produtos vazados e contenção de óleo no mar. O cenário da ocorrência será a operação de rancho (atividade que consiste no fornecimento de suprimentos a navios).
O simulado prevê o rompimento de mangote do guindaste, ocasionando vazamento de óleo no piso do cais com escalonamento para o mar (estimativa de aproximadamente 1 m³). Em decorrência do rompimento, uma bombona (reservatório plástico) cairá no chão, fazendo com que o produto químico armazenado em seu interior atinja um trabalhador envolvido na operação.
A Travessia São Sebastião/Ilhabela, operada pela DERSA, funcionará normalmente. O simulado prevê também a movimentação de embarcações e uso de barreiras de contenção nas imediações do porto, na área de atracação e no canal de São Sebastião.
O exercício contemplará procedimentos adotados pela Companhia, considerando as ações de contenção e recolhimento de óleo, proteção das áreas sensíveis, eficácia do fluxograma de acionamento e comunicação, estrutura e o tempo de resposta no controle da emergência.
Gestão Ambiental
A Companhia Docas de São Sebastião vem mantendo seu compromisso de melhoria contínua na gestão ambiental, com investimento de R$ 1 milhão em programas que garantem sua classificação entre os três melhores portos do país, conforme o Índice de Qualidade de Gestão Ambiental em Portos Organizados (IQGAPO).
Em 2018, o Porto de São Sebastião renovou a certificação da Norma ISO 14.001/2004, conquistada em 2015, quando se tornou o primeiro porto público do país a ter o selo internacional, com validade até março de 2021.
A adesão à certificação ISO 14.001 comprova o desempenho da gestão ambiental da Companhia, por meio do controle dos aspectos e impactos ambientais relacionados às atividades desenvolvidas.
Estratégico
O Porto de São Sebastião, localizado no litoral Norte do Estado de São Paulo, é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião desde 2007. Com seu potencial para escoamento das cargas produzidas ou importadas, é fundamental para o desenvolvimento do Vale do Paraíba e região de Campinas.
Sua localização privilegiada, com duplos acessos aquaviários, e a capacidade de operar cargas de alto valor agregado são diferenciais do porto, que sedia também o Terminal Almirante Barroso (Tebar), voltado exclusivamente às cargas da Petrobras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário