SEMEC - CAPACITAÇÃO
Especialista do Instituto Ayrton Senna está capacitando o novo grupo de formadoras
Uma parceria de peso vem fazendo diferença quando o assunto é alfabetização das crianças na Rede Municipal de Teresina. Desde o ano passado a Prefeitura investe na Gestão de Política de Alfabetização, uma ação de acompanhamento efetivo dos estudantes nessa etapa acadêmica. De 26 a 28 de fevereiro, uma especialista do Instituto Ayrton Senna (IAS) está capacitando o novo grupo de formadoras da Rede, no Centro de Formação Odilon Nunes.
A Gestão de Política de Alfabetização é uma solução educacional que apóia a Secretaria Municipal de Educação (Semec) nas metas de alfabetização integral de todas as crianças. O trabalho é realizado por meio da gestão e políticas públicas, com foco na avaliação constante das turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.
Este ano, a novidade é o papel de destaque dado aos pedagogos das escolas municipais nessa solução educacional. Dez coordenadoras pedagógicas que atuam com excelência em suas escolas comandarão as capacitações. A ideia é envolver ao máximo as equipes escolares no acompanhamento de cada passo dos alunos, avaliando melhor os níveis de aprendizado.
“A Gestão de Política de Alfabetização defende o desenvolvimento pleno dos alunos, estimulando a reflexão sobre o que significa dizer que uma criança está realmente alfabetizada. Nessa solução, cuidamos para observar o passo a passo de cada aluno durante todo o ano escolar”, explica Sandra Pignaton, agente técnica do IAS.
De acordo com Celina Lira, coordenadora da ação na Semec, mais de 14 mil alunos das escolas municipais farão o teste de diagnóstico no mês de março. “Vamos avaliar em que ponto os alunos começaram e o que aprenderam ao longo do ano, assim é possível mensurar especificamente o desempenho das ações de alfabetização. Queremos ir além dos bons resultados que já temos, planejando, estudando os níveis, avaliando e fazendo intervenções. Os pedagogos serão aliados nesse processo, que também servirá de instrumental para o planejamento dos professores em sala de aula”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário