sábado, 16 de fevereiro de 2019

Nova Lima: cerca de 200 pessoas são evacuadas por conta de barragem



De acordo com a Vale, sirene foi acionada às 20h20

Nova Lima: cerca de 200 pessoas são evacuadas por conta de barragem
Notícias ao Minuto Brasil
HÁ 59 SEGUNDOS POR FOLHAPRESS
BRASIL VALE


Cerca de 200 moradores estão sendo evacuados em Nova Lima (MG), na noite deste sábado (16), segundo a Defesa Civil de Minas Gerais. Eles estão em áreas próximas a duas barragens da Mina Mar Azul da Vale, com aproximadamente 3 milhões de metros cúbicos de rejeitos, cuja auditoria se negou a atestar estabilidade.

São 49 casas que estão no plano de emergência. A evacuação não significa que a barragem está para se romper, mas que o nível de risco passará de 1 para 2, já que auditoria que fez a fiscalização não atestou sua segurança.
É a terceira evacuação próxima à barragens em Minas desde que a da barragem da mina Córrego do Feijão se rompeu em Brumadinho no dia 25 de janeiro –a tragédia deixou ao menos 166 mortos e 145 pessoas desaparecidas.
No dia 8 de fevereiro, as cidades Barão de Cocais, a 100 km de Belo Horizonte, e Itatiaiuçu, na região metropolitana, foram evacuadas diante do risco de novas tragédias com reservatórios.
Moradores da comunidade de Macacos, também em Nova Lima, que convivem com a barragem do Capão da Serra, também alarmam o medo de uma tragédia por lá. A Vale instalou, no final de 2018, seis sirenes de alertas e anunciou para junho próximo um simulado para evacuação de parte dos moradores.
No dia 30 de janeiro, logo após o rompimento em Brumadinho, um boato disseminado em grupos de WhatsApp de que uma das sirenes foi acionada provocou alvoroço. Houve gente correndo pelas ruas e pessoas que faltaram ao trabalho por receio de se aproximar da barragem. Com informações da Folhapress.








Nenhum comentário:

Postar um comentário