SDR - PLANTIO
Desde o mês de dezembro, produtores utilizam bandejas para cultivo de mudas
27/02/2019 - 16h06 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: Ascom/SDR
Há três meses, os horticultores dos viveiros do munícipio começaram a utilizar uma nova técnica na produção de mudas. Agora eles usam bandejas de cultivo a fim de manter a integridade das raízes antes da transferência da planta para o solo.
Como forma de incentivar essa inovação, nesta quarta-feira (27), a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) entregou as bandejas de mudas em quatro hortas de Teresina: Vila da Gloria II, Promorar, Nossa Senhora do Rosário e Santa Fé.
Os horticultores dizem que já percebem uma grande diferença entre começar o cultivo com as bandejas nos viveiros, quando se compara ao sistema utilizado anteriormente. "Plantando no viveiro, a muda já sai no ponto de transferir para o canteiro, sem ter a necessidade de mexer na raiz da planta. No canteiro não temos esse controle, além de que o solo estraçalha a raiz”, disse o horticultor Antônio Fontenelle.
As bandejas fazem parte do projeto dos viveiros e é um dos benefícios que a Casa de Germinação dá aos horticultores. Elas são utilizadas como primeiro passo da geminação das mudas. Cada bandeja tem 128 células e são reutilizáveis. “Essa é uma prática essencial para o desenvolvimento das mudinhas. Assim, gera otimização na produtividade de hortaliças, frutas e outros tipos de mudas que necessitam dessa inovação", explica Sebastião César, técnico agrícola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário