quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Aproximação entre Governo e entidades do trade turístico marca novo momento no Tocantins


21/02/2019 - Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Diretores de entidades ligadas ao trade turístico têm buscado a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), não apenas para apresentar suas demandas, como também em busca de retomar um canal de comunicação com o órgão de gestão do turismo estadual. Para o presidente Tom Lyra, este é um importante momento de aproximação com a iniciativa privada. “Juntos, poderemos fomentar a geração de emprego e renda no setor”, avalia.
Com o presidente da seccional tocantinense da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/TO), Marcelo Perim, o presidente da Adetuc tratou do trabalho realizado pelo Governo do Estado para a abertura de novas rotas aéreas. A redução da base de cálculo do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), nas operações internas com Querosene de Aviação (QAV) e Gasolina de Aviação (GAV) é vista como o principal incentivador neste sentido. “Com novas rotas aéreas, vamos oportunizar o ingresso de um maior número de turistas ao nosso Estado”, pontua Tom Lyra.
A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/TO), Ana Paula Setti, levou informações sobre este mercado em ascensão no Estado, além de propor parceria na realização de projetos. De acordo com Tom Lyra, um dos apoios possíveis é o incentivo ao credenciamento de novos associados à entidade, principalmente nas cidades com maior vocação para o turismo.
A necessidade de construção de um Centro de Convenções na Capital, com capacidade para receber grandes eventos foi uma das pautas apresentadas pela presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Tocantins (ABIH/TO) e do Palmas Convention Bureau, Ilza Corrêa Rocha. A empresária também dimensionou o mercado hoteleiro da cidade, que, nos dias atuas, conta com 4 mil leitos com baixa taxa de ocupação. A necessidade de capacitação para os profissionais do setor e a realização de festividades e eventos que atraiam visitantes foram apontados como prioritários.
Sobre cursos de qualificação para vários segmentos do turismo, o presidente informou que a Adetuc está em conversação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que irá definir os módulos de treinamento.
A Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), representada pelo presidente Alex Paulo Siqueira, apresentou as demandas do ordenamento turístico, da estruturação e capacitação profissional. “Apesar de serem empresas privadas, as agências têm o mesmo intuito de preservar o Jalapão e outras regiões do Estado”, enfatizou.
“Ouvimos as sugestões sobre conservação, preservação e normatização destas áreas. E, estamos atuando com o Naturatins para estabelecer prazos para os proprietários de atrativos turísticos do Jalapão adotarem uma série de procedimentos”, explicou Tom Lyra, completando que a Superintendência de Desenvolvimento do Turismo também está desenvolvendo projetos voltados à viabilidade e ao controle de carga nos atrativos turísticos e na implementação de benfeitorias físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário