quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Semec promove oficina de liderança e gestão voltada para os diretores de escolas



EDUCAÇÃO


15/01/2019 12:44
A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) de Cotijuba, Lucilene Silva Cardoso, se programou e até deixou a ilha e dormiu no distrito Icoaraci somente para chegar cedo à II Oficina de Liderança e Gestão, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) durante toda esta terça-feira, 15, no auditório do Centro de Formação de Professores, em Belém.
Lucilene é diretora da escola de Cotijuba há quatro anos e no ano passado participou dessa mesma oficina. “Acho muito importante esse tipo de encontro, porque podemos esclarecer muitos pontos sobre a gestão escolar e a prática da aprendizagem. Daqui levamos esse conhecimento que será aplicado de forma lúdica e em brincadeiras aos alunos. O resultado é que nos aproximamos mais ainda dos estudantes e de seus pais”, destacou a professora.
Oficina - Cerca de 80 diretoras de escolas municipais participaram das atividades da oficina, que está sendo realizada pelo segundo ano consecutivo, em uma iniciativa das Diretorias Administrativa (Diad), de Educação (Died) e do Núcleo Setorial de Planejamento (Nusp) da Semec, com o objetivo implementar uma metodologia de planejamento estratégico descentralizado, por meio de análise de informações, bem como a identificação das forças, fraquezas e oportunidades que surgirem.
O diretor da Diad, Fernando Queiroz, que coordenou as atividades da oficina ao lado de outros diretores da secretaria, disse que o encontro busca atingir metas, articulando as ações da educação.   
“Considerando uma rede que tem 70 mil alunos, 220 espaço educacionais em Belém e ilhas e 7.000 colaboradores, não podemos começar o ano letivo sem um planejamento prévio. E é por isso que temos esse momento com os diretores, já que eles estão na ponta, levando a educação para o município”, explicou Queiroz.
“A cada final de ano letivo, diretores de escola têm um encontro de planejamento com seus professores, sendo feito um planejamento para o ano seguinte. A oficina é uma devolutiva, na qual somos informados sobre esse planejamento, que será avaliado sobre a sua viabilidade, que é feita por diretores da Semec, que verificam se se dará conta ou não daquilo que foi pensado no âmbito da educação, nas escolas, considerando os diversos fatores”, continuou Queiroz.
“São muitas variáveis para se colocar um professor em sala de aula e não é tão fácil assim, e para estar com esse profissional em atividade ele precisa estar em treinamento contínuo”, finalizou.
Planejamento - A titular da Semec, Socorro Aquino, deu as boas-vindas aos diretores e os lembrou do planejamento que já está sendo feito, especialmente para o ano de 2019, quando serão realizados os exames do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  
“Estamos realizando esta reunião de avaliação e planejamento para o ano que está começando. Aqui falamos das demandas que são trazidas pelos gestores das escolas, buscando melhorar o trabalho desenvolvido, melhorar a estrutura das escolas, e, neste ano, daremos um reforço maior nas disciplinas, porque temos as provas do Ideb”, apontou a secretária.  
Temas - Durante a oficina foram abordados temas mais específicos, como os que versam sobre a missão, os valores e a visão da Semec. Também foi orientada a articulação institucional por meio do plano de ação das unidades gestoras da secretaria, especialmente Diad, Died e Nusp.
A oficina buscou mostrar como se processam os temas de adequação ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), à Lei Orçamentária Anual (LOA), além da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), assim como adequar a gestão da secretaria e das escolas à Lei nº 9.394, que dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional, que são demandas do Ministério da Educação (MEC).
As atividades do dia foram desenvolvidas por meio de oficinas, leitura e debate entre os participantes. Ao final do encontro foi realizado um balanço das atividades por meio de feedback dado pelos gestores da diretorias da Semec.
Texto:

Dedé Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário