quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Maranhão - Quinta audiência pública sobre Plano Diretor será realizada pela Prefeitura nesta quinta (24)

Quinta audiência pública sobre Plano Diretor será realizada pela Prefeitura nesta quinta (24)

Executivo municipal já realizou quatro das nove audiências que têm como objetivo apresentar para a sociedade proposta de revisão do documento; próximo encontro será nesta quinta-feira (24), no auditório da Faculdade Estácio - São Luís (Rua Osvaldo Cruz, 1455 – Centro), das 19h às 22h

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís
Audiências públicas sobre Plano Diretor têm reunido diversos segmentos da sociedade civilDando seguimento a uma série de nove audiências públicas acerca do Plano Diretor de São Luís, a Prefeitura realizou, nesta terça-feira (22), no auditório do Multicenter Sebrae, o quarto encontro com a comunidade e representantes da sociedade civil organizada que tomou conhecimento das propostas e metas que balizam o documento. A proposta debatida é uma minuta do projeto que será enviado à Câmara de Vereadores pelo Executivo municipal. A próxima audiência será nesta quinta-feira (24), no auditório da Faculdade Estácio - São Luís (Rua Osvaldo Cruz, 1455 – Centro), das 19h às 22h (veja abaixo quadro com as datas, locais e horários dos próximos encontros).
A discussão sobre a revisão do Plano Diretor tem sido importante para a identificação de problemas e busca por soluções e proposições que visam o desenvolvimento sustentável da cidade tanto na área urbana como na área rural, a melhoria da qualidade socioambiental, o equacionamento das desigualdades e a garantia de melhor acessibilidade e mobilidade para todos, dentre outros temas. A proposta de revisão do Plano Diretor reúne decisões extraídas de 40 reuniões ocorridas entre dezembro de 2017 e novembro de 2018 pelo Conselho da Cidade (Concid), órgão e caráter consultivo e deliberativo, formado por 31 integrantes, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). 
Nesta terça-feira (22), o encontro foi coordenado pelo presidente do Conselho da Cidade e secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques, que explicou os objetivos das audiências. Em sua apresentação, a técnica do Instituto da Cidade, Incid, Érica Garreto, detalhou os temas centrais da proposta de revisão do Plano Diretor e as atualizações de artigos da Lei 4.669/06. Na apresentação estão sendo detalhadas as principais alterações.
"Uma audiência é uma avenida de duas vias onde todos falam e escutam. Nesse sentido é muito importante, salutar e produtivo a apresentação de apontamentos, críticas e posições, afinal de contas esse é um processo participativo", afirma Gustavo Marques.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, José Cursino Raposo Moreira, que tem acompanhado todo o processo de revisão do Plano Diretor e as audiências públicas explicou o que pode ser considerado como avanço até agora nessas discussões. "Eu acho que os avanços são visíveis a cada nova reunião. O objetivo das audiências é de oportunizar que a sociedade que não participou do primeiro momento junto ao Conselho da Cidade, também possa vir dar sua opinião, oferecer suas sugestões e desse modo, democraticamente, se construir esse documento básico de desenvolvimento da cidade", destaca José Cursino.
Na ocasião, o presidente do Sinduscon, Fábio Nahuz, falou sobre a importância da participação da sociedade organizada nas audiências públicas. "É muito importante estarmos dentro dessa discussão, acompanhando todas as audiências públicas para as quais a gente traz propostas e contribuições com o objetivo de que a ocupação do solo urbano seja feita de uma forma ordenada, com a preservação do meio ambiente, mas principalmente com geração de emprego para nossa população", pontua o presidente.

Calendário de audiências públicas:
Dia 24 de janeiro (quinta-feira) – Auditório da Faculdade Estácio de São Luís (Rua Osvaldo Cruz, Grande, 1455 – Centro), das 19h às 22h.
Dia 26 de janeiro (sábado) – Associação dos Moradores do Povoado Andiroba (Rua Heitor Augusto Pereira , 25 – Andiroba), das 16h às 19h.
Dia 29 de janeiro (terça-feira) – Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão – UFMA (Cidade Universitária Dom Delgado – Avenida dos Portugueses, 1966 – Campus do Bacanga), das 19h às 22h.
Dia 31 de janeiro (quinta-feira) – Auditório da Federação das Industria do Maranhão – FIEMA – Avenida Jerônimo de Albuquerque – Cohama), das 19h às 22h.
Dia 2 de fevereiro (sábado) – Associação de Moradores de Pedrinhas (Rua da Paz, 1 – Pedrinhas), das 16h às 19h.
SAIBA MAIS
Minuta de Proposta de Lei - Plano Diretor de São Luís 2018/2019 http://www.agenciasaoluis.com.br/site/legislacao-urbanistica-saoluis/2273
Lei Vigente - Plano Diretor de São Luís 2006. http://www.agenciasaoluis.com.br/site/legislacao-urbanistica-saoluis/1865

Nenhum comentário:

Postar um comentário