quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Maceió - PREFEITO E TJ DEBATEM RESIDENCIAL NA ORLA LAGUNAR

Prefeito e TJ debatem residencial na orla lagunar

O prefeito Rui Palmeira se reuniu, nesta quinta-feira (24), com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) Tutmés Airan, para apresentar e debater a construção do Residencial Vilas do Mundaú. Serão 1.776 novas unidades habitacionais que atenderão a famílias dos assentamentos Torre, Sururu de Capote, Peixe e Muvuca.
“Fizemos questão de vir ao TJ para apresentar o projeto de construção de quase 1800 apartamentos na orla lagunar, com equipamentos, posto de saúde, escola e creche. Deste modo, pretendemos mudar definitivamente a realidade daquelas pessoas e dos bairros adjacentes. Já que precisaremos remover famílias, é importante ter o apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público. Precisamos estar de mãos dadas com os poderes públicos”, pontuou Rui Palmeira.
Para o presidente Tutmés Airan, o encontro serve para aproximar as instituições. “Na visita, o prefeito apresentou o projeto que merece todo o nosso apoio. A orla lagunar é uma situação que transcende qualquer instância individual. Somos todos Estado e temos que nos dar as mãos”, disse.
Em reunião com presidente do TJ/AL, prefeito Rui Palmeira apresenta projeto Vilas do Mundaú Foto:Marco Antonio/Secom Maceió
O secretário de Desenvolvimento Territorial de Maceió, Mac Lira, também participou da reunião e explicou uma das etapas do projeto do Vilas do Mundaú, que conta com a remoção de algumas famílias. “Algumas unidades, hoje, estão dentro do polígono da obra. Para elas, a gente já fez um projeto de reconstrução de unidades temporárias, mas absolutamente diferente das condições com as quais eles vivem hoje; terá esgotamento, água encanada, banheiros e cada família ficará na sua unidade. Uma média de 400 habitações precisarão ser realocadas para esse espaço provisório, mas todos continuarão no território, não atrapalhando suas vidas, inclusive, os seus trabalhos”, explicou.
Também participaram do encontro Celiany Rocha, secretária de Assistência Social de Maceió; Susana Lobo, diretora de Planejamento de Habitação e Interesse Social da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (Sedet); Dra. Fátima Pirauá, juíza titular da 28ª Vara Cível da Capital e Marluce Caldas, promotora de Justiça.
Prefeito Rui Palmeira se reúne com com o presidente do TJ/Al Tutmés Airan Foto:Marco Antonio/Secom Maceió
Vilas do Mundaú
No final de dezembro do ano passado, o prefeito Rui Palmeira e o então ministro das Cidades, Alexandre Baldy, assinaram ordem de serviço para a construção do Residencial. O investimento é de mais de R$ 140 milhões, do Programa Minha Casa Minha Vida. O recurso será destinado tanto para a construção dos apartamentos quanto para a revitalização da orla lagunar, que passará por uma reurbanização.  Pelo projeto, a atual via de tráfego também será modificada, com o objetivo de impedir o surgimento de novas construções às margens da lagoa. As famílias beneficias com a nova moradia já foram selecionadas e identificadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Pinheiro
Durante a reunião, o presidente do TJ/AL se colocou à disposição da Prefeitura de Maceió para auxiliar no que for preciso na situação do bairro do Pinheiro.
Sarah Mendes/ Secom Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário